https://www.high-endrolex.com/15

Variedades - Irmã Maria Emiliana Sanches Coelho, para sempre!
VOLTAR AO TOPO
Variedades
HOME
VARIEDADES
Irmã Maria Emiliana Sanches Coelho, para sempre!
Irmã Maria Emiliana Sanches Coelho, para sempre!

VariedadesEdição 71919/07/2017

Aos 94 anos, Ir. Emiliana deixa os itajubenses! Uma das principais personalidades do município, deixa também um legado que jamais será apagado, o de coração humano, de pessoa inteligente e que repassou todo seu conhecimento. 
Natural de Monte Santo/MG, chegou a Itajubá aos sete anos, para integrar o Colégio Sagrado Coração de Jesus e obteve o diploma de Normalista em 1943. Com 17 anos, entrou para o Convento das Irmãs da Providência de GAP, passando a ser chamada Irmã Emiliana. 
Segundo relatos do Blog Viver é Perigoso, com base no livro ‘Colar de Pérolas’, é uma ‘Joia Rara’ que formou-se em Letras na Faculdade Santa Úrsula, no Rio de Janeiro, e estudou em Paris e Roma. Em 1968, assumiu a cadeira de Língua e Literatura Francesa da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Itajubá. Durante 11 anos dividiu seu tempo entre o Rio de Janeiro e Itajubá
Filha do José Ernesto Coelho e de Emília Sanches Coelho, teve nove irmãos, estudou na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e na Universidade de Montreal, obtendo o Título de Mestre em Lyon, em 1976. Obteve ainda, posteriormente, o Título de Doutor em Letras Modernas na Universidade de São Paulo (USP).
Em 1978, foi nomeada, pelo governo de Minas, membro do Conselho Estadual de Educação. 
Para Itajubá, contribui ainda como diretora da Fundação de Ensino e Pesquisa de Itajubá (Fepi) e da Escola de Enfermagem Wenceslau Braz (EEWB), e professora na Escola Federal de Engenharia de Itajubá (EFEI) e na Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas do Sul de Minas (Facesm). 
Nesse período quase centenário aqui na terra, publicou muitos livros e foi homenageada com muitas medalhas por esse mundo afora. Em 2012, deixou a carreira docente e se recolheu no Convento Irmãs da Providência de GAP, de Itajubá.
Ao Itajubá Notícias, constribuiu todas as infinitas vezes em que foi solicitada, sempre com sua humildade e muito, muito amor com todos. 
Que seu descanso, ocorrido dia 17 de julho, traga luz e energia para todos que a conheceram. Itajubá vai agradecer a Irmã Emiliana, para sempre!

 


DEIXE SUA OPINIÃO







Seu comentário estará sujeito à análise

COMENTÁRIOS (0)


PUBLICIDADE


https://www.high-endrolex.com/15

Desenvolvido por Traço Leal Créditos

Jornal Itajubá Notícias R. Dr. Américo de Oliveira, 241 | Centro | Itajubá - MG | CEP 37500-061