No dia 06/09, aconteceu uma reunião para a formação de uma nova diretoria do Conselho Comunitário de Execução Penal. O Conselho, criado para gestão de recursos financeiros, terá como presidente o advogado dr. Bruno Marx, como vice-presidente o advogado dr. Josué Silva, como 1º Tesoureiro o Lucas Pereira Gonçalves, como 2º tesoureiro, José Geral Nadur, como representante da defensoria pública a dra. Jacqueline C. R. Peyrer, como representante do Ministério Público, o dr. André Cardoso Cavalcanti e como representante da Assistência Social, a Maria Cícera da Silva Moreira.
O presidente da 23° Subseção da OAB/MG, dr. Alexandre Masselli, que esteve presente na reunião, ajudou com a doação de dois computadores, obtidos junto à CAA/MG, para incentivar a prática das videoconferências, já que se as audiências por videoconferência fossem utilizadas com mais frequência, poderiam economizar cerca de R$ 140 milhões em alguns estados. Por isso, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, incluiu o incentivo à modernização dos interrogatórios como parte do pacote anticrime que enviou ao congresso em fevereiro de 2019.
As audiências por videoconferência são uma maneira de reduzir custos do Estado e têm ganhado cada vez mais força, sendo utilizada, por exemplo, na Operação Lava-Jato, segundo o presidente Alexandre Masselli, que também mencionou que tais conferências diminuem o risco à segurança, já que apenas um advogado fica ao lado do suspeito, enquanto o outro acompanha os trabalhos ao lado do juiz, na sala de videoconferência.
Jornal Itajubá Notícias R. Dr. Américo de Oliveira, 241 | Centro | Itajubá - MG | CEP 37500-061