Os itajubenses já estão enfrentando fila para realizar o cadastramento de biometria no Cartório Eleitoral. O prazo foi prorrogado até o dia 6 de março (anteriormente era dia 21 de fevereiro).
A foto foi feita no dia 3 de março e a fila estava extensa. Até o dia 2, mais de 17 mil eleitores itajubenses não tinham regularizado a situação, segundo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No total, são 72 mil eleitores e ainda houve plantões do Cartório Eleitoral.
De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), os eleitores que não fizerem o recadastramento perdem o direito de voto, podem ter o CPF e benefícios sociais cancelados, além de não poder emitir passaporte, matrícula em instituição de pública de ensino, empréstimos em bancos oficiais ou subsidiados pelo orçamento público e posse em cargo público.
Os eleitores devem procurar o Cartório Eleitoral da cidade para efetuar o cadastramento. É necessário levar documento de identificação oficial e comprovante de endereço. Quem já tiver o título pode levá-lo, para facilitar o procedimento.
No caso de eleitor do sexo masculino com mais de 18 anos que for tirar o título pela primeira vez, também é necessário apresentar o comprovante de quitação com o serviço militar.
Em todos os municípios, o atendimento é feito por ordem de chegada ou por agendamento, que deve ser feito no site do TRE-MG ou pelo Disque-Eleitor (148).
Jornal Itajubá Notícias R. Dr. Américo de Oliveira, 241 | Centro | Itajubá - MG | CEP 37500-061