A Prefeitura Municipal de Itajubá irá adotar medidas para a abertura parcial e gradual do comércio, a partir de terça-feira, dia 7.
A proposta é que se houver cumprimento rigoroso das medidas de proteção (em virtude da pandemia do coronavírus), estabelecimentos comerciais poderão realizar atendimento ao público. A feira de hortifrutti também será permitida. Entre as regras, uma pessoa por atendimento, passar álcool nos clientes, entrada e saída na feira em corredor. Mas barbeiros, academias e hotéis não estariam autorizados.
As atividades estavam proibidas desde o dia 30 de Março, após o Ministério Público interferir e determinar o fechamento total. Na segunda-feira, dia 6, foi assinado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), tendo como representantes: o prefeito municipal, Rodrigo Riera; o promotor de justiça, Leonardo Gignono; secretário municipal de Saúde, Nilo Baracho; o vice-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Renato Mohallem; presidente da Associação Comercial (ACIEI), Hector Arango e o presidente da OAB Itajubá, Alexandre Masseli.
Anteriormente, no dia 27, o prefeito tinha declarado publicamente que houve "equívoco de interpretação" do Decreto, que permitia sim a abertura em 'meia porta'. Na segunda-feira, de manhã, os comércios estavam todos abertos, sem respeito às regras de prevenção. O Governo de Estado de Minas Gerais já tinha decretado também o fechamento do comércio e restrinção de circulação no dia 20 de março.
Fontes ligadas ao Itajubá Notícias descrevem que o prefeito Rodrigo Riera está sim preocupado com a situação. O motivo seria sair da estabilidade em que se encontra o controle da saúde pública.
DETALHES NA EDIÇÃO IMPRESSA DE QUARTA-FEIRA, DIA 8.
Jornal Itajubá Notícias R. Dr. Américo de Oliveira, 241 | Centro | Itajubá - MG | CEP 37500-061