O retorno das atividades dos cerca de 2400 funcionários da empresa Mahle em Itajubá está acontecendo gradualmente desde domingo, dia 12, mas ainda passa por acertos. De acordo com fontes ligadas ao jornal Itajubá Notícias, a direção local tem se esforçado e apresentado soluções como redução de carga horária (e, proporcionalmente os salários) para que não haja demissões.
A ata de uma reunião realizada nesta segunda-feira, dia 13 de abril, entre representantes empresa e o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Itajubá, Paraisópolis e Região, cita que todas as medidas são em decorrência da situação de emergência quanto à pandemia do coronavírus, mas considera também a necessidade de buscar medidas trabalhistas para a preservação do emprego.
A empresa diz que foi duramente impactada no baixo volume de produção e vendas e que, para dar continuidade na unidade itajubense, precisa atingir o equilíbrio financeiro-econômico. A mesma fonte do Itajubá Notícias diz que a unidade em Mogi Guaçu já demitiu 450 colaboradores.
Na tratativa, foram colocados para aprovação dos presentes, as seguintes medidas emergenciais pela empresa, a partir do dia 20 de abril:
O Sindicato, por sua vez, exige prazos de garantia do emprego de 1 ano, com licença remunerada e sem redução salarial.
Esta foi a terceira reunião realizada.
O Itajubá Notícias fez contatos com a Assessoria da empresa e está aguardando o retorno.
Jornal Itajubá Notícias R. Dr. Américo de Oliveira, 241 | Centro | Itajubá - MG | CEP 37500-061