A Expresso Valônia, empresa responsável pelo transporte público de Itajubá, havia anunciado, no dia 16, alterações nos itinerários de ônibus a partir do dia 18 de abril. A proposta era paralisar os ônibus aos sábados (às 14h) e aos domingos e feriados, não haveria circulação.
Mas com uma denúncia acatada pelo Ministério Público, que foi protocolada pelo vereador Marcelo Krauss (Rede), a ação não poderá ser executada pela empresa e a população terá ônibus normalmente aos sábados (depois da 14h), domingos e feriados.
“Tomei conhecimento pelas Redes Sociais que a Valônia não ia rodar seus ônibus, a partir do dia 18/04. Entendo que o transporte público é um serviço público essencial à população e que essa suspensão num período do sábado e em todos os domingos e feriados é ilegal. Solicitei a intervenção daquela instituição em prol da população de nossa cidade. Existem cidadãos que trabalham nos sábados, domingos e feriados em serviços essenciais, como por exemplo, no Hospital e na Santa Casa. Também podemos citar postos de gasolina, farmácias e supermercados. E muitas dessas pessoas necessitam do transporte público. Sem ele, como irão se locomover? Como irão chegar no trabalho, que é essencial para toda a população? Espero que o Ministério Público seja ágil e que defenda os interesses de nossa população”, declarou o vereador no dia da denúncia.
A empresa de transporte público alega que "as medidas têm como objetivo reduzir a possibilidade de contágio dentro dos ônibus, seja por contato de pessoa com pessoa ou por contato com os equipamentos dos ônibus”.
O vereador informa ainda que o Ministério Público acatou sua petição e, no mesmo dia, enviou ofício para a Prefeitura e para a Valônia solicitando explicações e informações.
Jornal Itajubá Notícias R. Dr. Américo de Oliveira, 241 | Centro | Itajubá - MG | CEP 37500-061