Aconteceu na manhã desta terça-feira, dia 2 de junho, uma ação diferenciada na fauna itajubense. Entidades de proteção ambiental, em conjunto, realizaram a captura de 22 quatis que há anos são observados no bairro da Varginha.
De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Ricardo Corrêa Ferreira, o objetivo é soltá-los na Reserva Biológica da Serra dos Toledos. "Eles perderam seu habitat natural em função, basicamente, do desmatamento e estão se aproximando cada vez mais da zona urbana. Diante disso, implementamos uma grande operação para resgatá-los e soltá-los onde sempre foi o seu lugar, no mato", explicou ao Itajubá Notícias.
No período da tarde, nova operação deve acontecer para, posteriormente, ser realizada uma limpeza no local. Sob coordenação da Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, o trabalho tem a parceria do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental, Vigilância
Sanitária, Instituto Estadual de Flores e Câmara Municipal, representada pela vereadora Mônica Chaves. A equipe técnica é formada por veterinários, biólogo, engenheira ambiental, florestal, entre outros.
A ação integra também as atividades da Semana Nacional do Meio Ambiente, que acontece até dia 5 de junho, quando se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente.
Moradores relatavam invasão dos quatis
Em julho de 2019, o Itajubá Notícias trouxe uma reportagem com moradores da rua Antenor Vianna Braga, no bairro Varginha, por conta da invasão desses quatis, que apareciam para procurar restos de comida no lixo nas caçamabas ali existentes. Eles até entravam nos prédios e casas ao redor.
Na época, Igor Bernardo disse que a presença destes animais não atrapalhava. “O que acontece às vezes é que eles fazem barulho ao mexer o lixo. Fora isso, nada demais. Os moradores se divertem com a presença deles”.
O itajubense Douglas Cantelmo Lourenço levou sua filha Luiza para oferecer banana para os quatis. “Às vezes vizinhos reclamam que eles fazem barulho dentro do lixo ao procurarem comida. Fora isso, nada demais”, diz Douglas que esperou junto da reportagem do IN a chegada dos quatis.
Sobre o animal
O Quati é um mamífero de ordem carnívora. Também é conhecido como “Tamanduá Palito”. Normalmente vive em bando. O quati é realmente perigoso. É um mamífero carnívoro, extremamente possessivo em relação à comida, e que possui dentes e garras bem afiados e poderosos.
Jornal Itajubá Notícias R. Dr. Américo de Oliveira, 241 | Centro | Itajubá - MG | CEP 37500-061