Cadastros regularizados evitam suspensão dos benefícios do Governo
O CadÚnico (Cadastro Único) é a porta de entrada para todos os programas sociais do Governo Federal, incluindo o BPC/LOAS e o Bolsa Família. Por esse motivo é muito importante que as famílias cadastradas mantenham os seus dados do CadÚnico atualizados anualmente – mesmo aquelas que não estão recebendo benefício algum no momento. Cadastros regularizados evitam a suspensão dos benefícios.
Quem recebe o Bolsa Família e está com o cadastro desatualizado há mais de dois anos precisa, obrigatoriamente, fazer a atualização. No caso dos beneficiários do BPC/LOAS, o cadastro precisa ser atualizado anualmente. Assim, quem recebe o benefício assistencial à pessoa idosa ou com deficiência deve estar com os dados em dia até outubro de 2021. Para realizar a atualização, basta se dirigir à sede do CadÚnico (Rua Próspero Sanches, 161, São Vicente – próximo ao DA UNIFEI) e apresentar os documentos originais: RG, CPF, título de eleitor, comprovante de endereço, carteira de trabalho, certidão de nascimento ou casamento e o extrato do benefício/holerite (quando houver).
CadÚnico
Por meio do CadÚnico, o Governo Federal identifica e caracteriza as famílias de baixa renda do Brasil, conhecendo melhor a realidade socioeconômica dessa população. Nele são registradas informações como características da residência, identificação de cada pessoa da família, escolaridade, situação de trabalho e renda, entre outras.
Podem se inscrever no CadÚnico: famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa; famílias com renda mensal total de até três salários mínimos; famílias com renda maior que três salários mínimos, desde que o cadastramento esteja vinculado à inclusão em programas sociais nas três esferas do governo; pessoas que moram sozinhas (famílias unipessoais); e moradores em situação de rua, sozinhas ou com família.
Jornal Itajubá Notícias R. Dr. Américo de Oliveira, 241 | Centro | Itajubá - MG | CEP 37500-061