Desembargadores do Tribunal de Justiça decidiram, nesta quinta-feira (10), que as escolas estaduais poderão retomar as aulas presenciais em Minas Gerais.
Durante a reunião nesta tarde, os desembargadores votaram por unanimidade, alegando que a decisão administrativa cabe ao governo do estado.
A volta às aulas presenciais foi anunciada pelo governo ainda em outubro do ano passado. A retomada poderia ocorrer nas regiões que estavam classificadas na onda amarela ou onda verde do programa Minas Consciente.
Mas logo o retorno foi vetado, por decisão judicial. O Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-UTE) ajuizou uma ação na Justiça, pedindo a suspensão desta retomada presencial.
Na época, o Sind-UTE disse que a decisão contraria as medidas de isolamento determinadas e que não há dados que indiquem redução de contágio pela doença nem redução do número de mortes no estado.
Os professores e profissionais da educação estão entre o público prioritário da vacinação contra a Covid-19 e já começaram a ser imunizados no estado.
Sindicato diz que vai recorrer
O Sind-UTE publicou um comunicado em que diz que vai recorrer da decisão.
O sindicato também disse que a reversão do resultado do julgamento, que inicialmente tinha sido favorável ao pedido da categoria, causou "extrema estranheza" e se deu após "pressão exercida pelo Governo do Estado sobre o Tribunal de Justiça".
Jornal Itajubá Notícias R. Dr. Américo de Oliveira, 241 | Centro | Itajubá - MG | CEP 37500-061