O prefeito Christian Gonçalves assinou nesta quarta-feira, 18 de maio, o decreto 9197 que institui, pelo segundo ano consecutivo, o Comitê de Gerenciamento de Crise de Queimadas em Itajubá. O decreto estabelece a proibição do uso de qualquer método de queimada, ainda que de forma controlada, em todo o perímetro urbano e rural do município. A multa para o infrator pode chegar a R$ 7.888,00.
Esta é uma iniciativa que resultou, no ano passado, em uma redução de 20% no número de ocorrências de queimadas. O sucesso da ação chegou às reuniões do alto comando do Corpo de Bombeiros, em Belo Horizonte, e, agora, tem servido de modelo para outras cidades mineiras. Vale lembrar que 2021 foi um dos piores anos da história em termos de estiagem.
O decreto é válido para o período de 18 de maio a 30 de novembro, quando, com a baixa ocorrência de chuvas (estiagem), aumenta-se consideravelmente o risco de ocorrência de queimadas e incêndios e, consequentemente, as situações constantes de emergência na cidade.
Jornal Itajubá Notícias R. Dr. Américo de Oliveira, 241 | Centro | Itajubá - MG | CEP 37500-061