https://www.high-endrolex.com/15

Editorial - A internet é confiável?
VOLTAR AO TOPO
Editorial
HOME
EDITORIAL
A internet é confiável?
A internet é confiável?

EditorialEdição 64320/01/2016

Em entrevista concedida ao Itajubá Notícias e publicada na última edição, o delegado de Polícia Dr. José Carvalho alerta para as armadilhas trazidas pela Internet. “Os criminosos abusam das facilidades que o meio virtual oferece”, diz o delegado. Não apenas os criminosos. Quem de nós já não se aborreceu com o extremo número de e-mails de propaganda comercial ou política que recebemos diariamente nos nossos e-mails, sem que tenhamos ofertado nosso endereço virtual para esses intrusos? Somos bombardeados, tanto em nossos e-mails, como através dos nossos celulares, o tempo todo, por mensagens e propagandas que não queremos. Pior: se você tentar apagar e não tiver absoluto cuidado, certamente clicará num ícone que, ao invés de apagar a mensagem, a estará aceitando e criando uma tremenda “sarna para se coçar” por muito tempo. 
Pelo lado do crime virtual, tem se tornado cada vez mais fácil aos criminosos obterem nossos dados pessoais – como CPF, número da identidade, data de nascimento e filiação – para realizarem negócios em nosso nome, que somente descobrimos quando já estamos negativados nos SPCs da vida. Isto para não falarmos dos vírus – os “cavalos de tróia” – que destroem nossos arquivos, quando, curiosos, abrimos mensagens do tipo “recibo de depósito em sua conta” ou “intimação do Ministério Público Federal”. Há dois anos, celebrou-se a aprovação da lei chamada “Marco da Internet”, com a qual pretendia-se regulamentar a rede mundial de computadores em nosso país. De lá para cá, muita coisa mudou.... e para pior. Pipocam sites de pornografia adulta ou infantil, com aqueles sendo facilmente acessíveis pelas crianças, porque, quando os pais bloqueiam o acesso a um canal, imediatamente surgem outras dezenas deles, grande parte disfarçados em sites de relacionamentos pessoais – como os de namoro, por exemplo. 
Nada no mundo atual é seguro, e no mundo virtual muito menos. Nesse mundo virtual até o controle da polícia e da Justiça torna-se quase impossível, como ficou demonstrado no recente episódio em que uma juíza mandou tirar do ar o Whatsapp, porque seu controlador recusara-se a fornecer dados de um criminoso a Justiça alegando que o controle é no exterior – onde localizam-se, aliás, praticamente os comandos de todos os sites da internet  — mas, por ser a ordem, de fato, absolutamente inconstitucional, o Tribunal de Justiça de São Paulo a revogou. O mundo e todos os que aqui vivem, está cada dia mais conectado via internet, e já não há mais como voltarmos aos tempos dos pombos correio. Mas, se o progresso foi e continua sendo inevitável, parece que inevitável também, no mesmo passo, a eterna insegurança.


DEIXE SUA OPINIÃO







Seu comentário estará sujeito à análise

COMENTÁRIOS (0)



https://www.high-endrolex.com/15

Desenvolvido por Traço Leal Créditos

Jornal Itajubá Notícias R. Dr. Américo de Oliveira, 241 | Centro | Itajubá - MG | CEP 37500-061