O verão é caracterizado pelos dias mais longos e marcado pelas altas temperaturas e pancadas de chuva, o que pode fazer com que a população aumente o uso de equipamentos eletroeletrônicos. Isso pode ocasionar em um aumento no consumo de energia, mas algumas soluções simples podem minimizar o gasto na conta de energia, conforme informações da Cemig.
De acordo com Ranieri César Leite Coelho, analista de comercialização da Cemig, o consumo de energia depende de duas variáveis muito simples: a potência dos equipamentos e o tempo de uso de cada um deles.
“O chuveiro é um dos equipamentos que mais consome energia nas residências, devido à sua alta potência. No verão, é possível economizar com esse equipamento, mudando o seletor de temperatura da posição ‘inverno’ para a posição ‘verão’, o que reduz a potência em até 30% e proporciona uma significativa redução no consumo final na fatura. Outra medida interessante é reduzir o tempo no banho”, afirma.
Outro eletrodoméstico que consome muita energia, segundo o analista da Cemig, é a geladeira - em virtude do tempo de uso. Um aparelho em bom estado funciona 12 horas por dia, ou seja, 360 horas por mês, mas é comum encontrar geladeiras, em más condições de conservação, funcionando muito mais horas por mês.
Além desses equipamentos, aparelhos como ventilador e ar-condicionado são muito usados no verão. Ranieri César Leite explica que o ar-condicionado tem uma potência elevada e que funciona de forma similar à geladeira, só que retirando o ar quente do ambiente. Por isso, ele recomenda que o consumidor fique atento ao tempo de utilização desse aparelho. O ideal é comprar o equipamento com o selo Procel ou com a etiqueta do Inmetro com a letra “A” pois são os mais eficientes.
Além de tudo isso, como também estamos no período das férias escolares, a presença das crianças e adolescentes nas residências aumenta o tempo de utilização de televisores, computadores e jogos eletrônicos.
Confira outras dicas para economizar energia:
Instale um sistema de aquecimento solar. Ranieri Leite dá o exemplo de uma família de quatro pessoas que utiliza o chuveiro durante uma hora por dia. Nesse caso, o gasto anual apenas com banho é de cerca de R$ 1 mil. Um sistema solar para essa família está na faixa de R$ 2,5 mil e tem uma durabilidade de mais de dez anos, recuperando o valor investido rapidamente. “Caso não seja possível o uso do sistema solar, pode-se dar preferência para os chuveiros que possuem mais opções no seletor de temperatura. Aqueles que possuem apenas as opções de inverno e verão, geralmente, são usados na posição inverno, ou seja, na potência máxima.”
Verifique a borracha de vedação da geladeira. Um dos fatores que mais contribuem para o aumento do tempo de funcionamento da geladeira é a borracha de vedação. Faça a vistoria dessa borracha, pois ela não pode ficar quebradiça ou dura. Evite deixar a porta da sua geladeira aberta por muito tempo; ao abrir a geladeira, é o ar quente externo que entra, e, no verão, o ar externo está ainda mais quente, então ela irá funcionar por mais tempo para resfriar o ar que entrou.
Faça o degelo da geladeira. Se a sua geladeira não realiza esse procedimento automaticamente, realize-o sempre que a camada de gelo atingir um centímetro de espessura. Evite colocar alimentos quentes na geladeira. Sem esses procedimentos, o tempo de funcionamento de uma geladeira pode chegar a 720 horas por mês, ou seja, ela funciona ininterruptamente e não para.
Ar-condicionado. Feche bem o ambiente onde o aparelho estiver ligado, pois, do contrário, ele funcionará por mais tempo. Ao abrir uma porta ou uma janela é como se estivesse abrindo a porta da geladeira: o ar quente vai entrar e o aparelho terá de funcionar por mais tempo.
Aproveite a iluminação natural. Como os dias no verão são mais longos, acenda as lâmpadas apenas quando for necessário. A iluminação é o terceiro equipamento com maior participação no consumo residencial, na faixa de 20% do total, em residências que não utilizam aparelho de ar-condicionado.
Retire os aparelhos das tomadas. Quando estão no modo stand by, os equipamentos elétricos e eletrônicos chegam a consumir até 15% do seu consumo quando ligados.
Para saber mais sobre o uso da energia elétrica sem desperdícios, consulte o site da Cemig.
Jornal Itajubá Notícias R. Dr. Américo de Oliveira, 241 | Centro | Itajubá - MG | CEP 37500-061