https://www.high-endrolex.com/15

Variedades - Pesquisa mostra que MEIs ainda têm acesso limitado a serviços financeiros
VOLTAR AO TOPO
Variedades
HOME
VARIEDADES
Pesquisa mostra que MEIs ainda têm acesso limitado a serviços financeiros
Pesquisa mostra que MEIs ainda têm acesso limitado a serviços financeiros
Saiba da importância do planejamento financeiro na tomada de decisão
Variedades Notícia Destaque 02/02/2016

O crédito utilizado de forma consciente pode abrir portas para o Microempreendedor Individual (MEI) criando oportunidades e direcionando recursos para o desenvolvimento de seu negócio. O controle da situação financeira gera segurança e confiabilidade para tomada de decisão, uma vez que ele passa a ter domínio da receita, das despesas e do quanto pode investir.

 

Segundo a pesquisa Microempreendedor Individual – Relacionamento Bancário e  Regularidade Fiscal, do Sebrae Minas, 87% dos MEI possuem conta bancaria, porém mais da metade dos  quase 600 mil MEI de MG têm apenas conta bancária de Pessoa Física,  destes 52% movimentam finanças empresariais e pessoais na mesma conta. Para o gerente da Unidade de Acesso a Serviços Financeiros do Sebrae Minas, Alessandro Chaves, o uso adequado de serviços financeiros, como ter uma conta como Pessoa Jurídica (PJ), pode melhorar – e muito - a maneira como o empreendedor gerencia o seu negócio. “Na lógica do relacionamento bancário, o MEI que movimenta sua conta em um banco e apresenta um fluxo financeiro, aumenta suas chances de conseguir limites maiores de crédito junto às instituições financeiras. Da mesma forma o uso de serviços de cobrança e pagamento pode garantir mercado e um controle do contas a receber da empresa ”, explica.

 

A pesquisa também aponta que mais de 80% dos MEIs não conhecem linhas de crédito específicas para PJ. Dos que têm acesso, mais de 60% não buscam linhas de crédito para investimentos por considerar desnecessário ou por receio de adquirir dívidas, entretanto muitos deles utilizam cheque especial e cartão de crédito. Todavia, o crédito pode ser a chave para a ampliação do negócio, desde que utilizado para ampliar a capacidade produtiva da empresa e embasado em oportunidades de mercado. “Além de maior acesso aos recursos, , a integração ao sistema financeiro oferece a possibilidade de utilizar outros meios de recebimento, por boleto, cartão ou mesmo crédito em conta, viabilizando o benefício de emitir nota fiscal, prestar serviços para outras PJs e receber por meio de instituições financeiras.”

 

Porém, é importante avaliar se a adesão a determinado serviço bancário, atende a necessidade da empresa ejustifica maiores limites de crédito agreganbdo assim fontes de vantagens competitiva para empresa . A aquisição da máquina de cartão, por exemplo, tem um custo para o empresário e deve ser avaliada com cautela. “Antes de aderir ao serviço, o MEI deve avaliar se todas as condições oferecidas pelas instituições financeiras e operadoras de cartão são favoráveis aos seus negócios. Principalmente se esse é um meio de pagamento utilizado por seus clientes.

 


Fonte:Assessoria de Imprensa do Sebrae Minas
DEIXE SUA OPINIÃO







Seu comentário estará sujeito à análise

COMENTÁRIOS (0)


PUBLICIDADE


https://www.high-endrolex.com/15

Desenvolvido por Traço Leal Créditos

Jornal Itajubá Notícias R. Dr. Américo de Oliveira, 241 | Centro | Itajubá - MG | CEP 37500-061