O H1N1 é uma doença causada por uma mutação do vírus da gripe. Também conhecida como gripe Influenza tipo A ou gripe suína, pode levar à morte. Em Itajubá a campanha para vacinação começará no dia 30 de abril e vai até 20 de maio.
A Prefeitura de Itajubá realizou uma reunião com todas as enfermeiras dos postos de saúde para orientar as mesmas sobre a operação técnica da vacinação. A vacinação contra influenza é destinada a alguns grupos prioritários, como crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, mães que tiveram bebês em até 45 dias pós-parto, idosos, profissionais da saúde, povos indígenas e pessoas portadoras de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade. As pessoas portadores de doenças crônicas necessitam apresentar atestado médico para serem imunizadas, conforme determinação do Ministério da Saúde.
Sobre a doença
A gripe causada pelo vírus H1N1 é uma doença respiratória aguda, altamente contagiosa. Como na gripe comum, o contágio entre as pessoas ocorre através de secreções respiratórias, como gotículas de saliva ao falar, espirrar ou tossir. Após contato com vírus, o indivíduo pode levar de um a quatro dias para começar a apresentar os sintomas da doença.
Esses sintomas são semelhantes ao da gripe comum. O indivíduo afetado pode ter início abrupto de febre alta associado à tosse, dores musculares e nas articulações (juntas), dor de cabeça, prostração, coriza, garganta inflamada, calafrios e, às vezes, vômitos e diarreia. A doença pode evoluir para falta de ar e insuficiência respiratória seguida de morte. Contudo, a grande maioria dos casos evolui espontaneamente para cura sem apresentar complicações.
Fonte: Prefeitura Municipal de Itajubá
Jornal Itajubá Notícias R. Dr. Américo de Oliveira, 241 | Centro | Itajubá - MG | CEP 37500-061