https://www.high-endrolex.com/15

Variedades - Observação do trânsito em Mercúrio
VOLTAR AO TOPO
Variedades
HOME
VARIEDADES
Observação do trânsito em Mercúrio
Observação do trânsito em Mercúrio

Variedades Notícia Destaque 09/05/2016

Professor Gabriel com sua equipe e crianças Beatriz e Matheus observando o fenômeno

 

Na segunda feira, dia 9 de maio de 2016, o planeta Mercúrio passará em frente ao Sol (visto da Terra) e poderá ser observado como um pequeno disco escuro passando contra a superfície brilhante do Sol.

Em Astronomia, este evento é chamado de “trânsito”. Isto é, a situação na qual um objeto de tamanho aparente pequeno passa na frente de outro bem maior, sendo visto projetado contra o astro maior, ao fundo. No caso do Sol, apenas dois planetas podem passar entre nós e o Sol; justamente os planetas internos a nossa órbita: Mercúrio e Vênus.
Os trânsitos de Mercúrio são mais frequentes do que os de Vênus, ocorrendo cerca de 13 por século. Mas como as órbitas da Terra e de Mercúrio não estão exatamente no mesmo plano (cerca de 7 graus de inclinação relativa), não observamos trânsitos deste pequeno planeta todos as vezes em que ele entra em conjunção. Devido a complexidade dos movimentos da Terra e de Mercúrio, os trânsitos podem ocorrer com diferenças de 3,5; 7; 9,5; 10 ou 13 anos. O próximo, por exemplo, ocorrerá em novembro de 2019 e também será visível do Brasil.
Neste dia 9 de maio a Universidade Federal de Itajubá, sob a iniciativa do professor Gabriel Hickel e o Laboratório Nacional de Astrofísica vão preparar telescópios e material explicativo para que os estudantes e público de Itajubá possam observar o evento com segurança. Para detalhes, veja o cartaz anexo.

Como observar?
NÃO olhe diretamente para o sol mesmo que por alguns segundos, pois pode causar danos permanentes a sua visão. Para observar a passagem de Mercúrio pelo disco solar de maneira segura, deve-se utilizar apenas equipamentos que garantem a segurança de sua visão, como telescópios ou binóculos com filtros específicos para observação solar, sendo estes capazes de barrar a radiação que é prejudicial a visão.
Acesse a página do evento: http://astronomiaunifei.wix.com/transitodemercurio


Fonte:LNA
DEIXE SUA OPINIÃO







Seu comentário estará sujeito à análise

COMENTÁRIOS (0)


PUBLICIDADE


https://www.high-endrolex.com/15

Desenvolvido por Traço Leal Créditos

Jornal Itajubá Notícias R. Dr. Américo de Oliveira, 241 | Centro | Itajubá - MG | CEP 37500-061