Professores da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) participaram, durante seis dias, de capacitação do Consórcio STHEM Brasil, realizado no Laboratório de Metodologias Inovadoras (LMI) do Centro Universitário Salesiano (UNISAL), em Lorena - SP, instituição que encabeça o consórcio formado por 46 instituições de ensino superior (IES) do país.
O termo STHEM é composto pelas iniciais em inglês de Ciências, Tecnologia, Humanidades, Engenharia e Matemática. O Consórcio, inédito no país, reúne IES públicas e privadas e a organização LASPAU – Academic and Programs for the Americas, filiada à Universidade Harvard, dos EUA, e responsável pela formação dos participantes.
Durante o evento, cerca de 150 professores das instituições públicas e privadas receberam formação em Metodologias Ativas de Aprendizagem em workshops ministrados por seis docentes e especialistas vindos dos Canadá, Chile, Estados Unidos e Porto Rico.
Os palestrantes foram unânimes em reconhecer o potencial inovador e inusitado do STHEM Brasil. Anastassis Kozanitis, consultor pedagógico da Escola Politécnica de Montreal, Canadá, falou sobre as dimensões do Consórcio em três anos de trabalho e a professora Melissa Barnett, especialista em Ensino e Aprendizagem, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, Estados Unidos, disse que, “com o Consórcio, é possível instigar educadores e alunos na busca pela melhoria contínua do ensino e formação integral da pessoa”.
José Oscar Mur-Miranda, professor associado de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, no Olin College de Engenharia, Estados Unidos, afirmou que somente com um trabalho de inovação, como o que está sendo promovido pelo Consórcio, é possível alcançar soluções mais enriquecedoras para os problemas da sociedade.
Já a professora Lueny Morell, diretora da Lueny Morell & Associates e diretora da InnovaHiED – Inovação e Educação para o Desenvolvimento Econômico, dos Estados Unidos, vencedora do Prêmio Gordan Internacional de Inovação em Educação em Engenharia, disse que percorreu o mundo e que somente na Índia encontrou uma iniciativa parecida com a do Brasil, que saiu na frente por pensar a construção de uma educação inovadora de aprendizagem.
Bennett Goldberg, da Universidade de Boston, Estados Unidos, especialista em sala de aula invertida e em formação de professores para o uso de Metodologias Ativas, falou sobre como “Treinar o treinador para a mudança institucional” e afirmou que nem países de primeiro mundo pensaram em trabalhos em conjunto como o Brasil.
Por fim, o professor Oscar Jerez, doutor em Psicologia e diretor do Centro de Ensino e Aprendizagem da Faculdade de Economia e Negócios da Universidade do Chile, ministrou o workshop sobre Curso Online de Aprendizado Ativo e Flipped Classroom (sala invertida), falando sobre a construção da mudança de comportamento do professor como mediador do processo de tomada de decisões.
Segundo o site do STHEM, de 2014 a 2016, foram formados 1.500 professores, e cada docente sai com a missão de multiplicar os conhecimentos adquiridos para, no mínimo, outros cinco professores da instituição em que trabalha. De acordo com o professor Dr. Fábio Garcia dos Reis, diretor de Inovação e Redes no Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior (SEMESP) e idealizador do Consórcio, o STHEM Brasil continua com a perspectiva de crescer ainda mais nos próximos anos.
Fonte: Secretaria de Comunicação - UNIFEI
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