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“O trânsito de Itajubá melhorou muito”, diz diretor do Detranit
“O trânsito de Itajubá melhorou muito”, diz diretor do Detranit
E o trânsito em Itajubá continua sendo questionado por muitos, principalmente, nos horários de pico. Além disso, basta dar uma volta pela cidade, principalmente na área central, que são notórias as mudanças relacionadas ao trânsito, como inversão na direção de ruas, novos asfaltos, novos estacionamentos, bicicletários, enfim, mudanças que agradam alguns, irritam outros, geram dúvidas e despertam a curiosidade das pessoas.
VariedadesEdição 66927/07/2016

Da redação

E o trânsito em Itajubá continua sendo questionado por muitos, principalmente, nos horários de pico. Além disso, basta dar uma volta pela cidade, principalmente na área central, que são notórias as mudanças relacionadas ao trânsito, como inversão na direção de ruas, novos asfaltos, novos estacionamentos, bicicletários, enfim, mudanças que agradam alguns, irritam outros, geram dúvidas e despertam a curiosidade das pessoas.
Para saber sobre essas mudanças e se ainda há alguma a ser realizada num período próximo, a reportagem do Itajubá Notícias conversou com o diretor do Departamento Municipal de Trânsito de Itajubá (Detranit) Luiz Cláudio Gaudino Braga. Confira o que ele falou sobre as mudanças em alguns pontos da cidade!

Bicicletários
“Os bicicletários são de um padrão moderno, utilizados de uma maneira geral no país. Ele é composto por um arco e serve para duas bicicletas, uma de cada lado, presas pelo seu quadro. Como é unitário, nos permite fazer áreas (alças) com quantos acharmos necessário. Colocamos uma alça na praça Adolfo Olinto, uma em frente ao edifício Apollo, uma em frente a loja Baldaçara, na Major Belo, uma no início da Rua Nova, perto da Sorveteria do Carneiro, duas na praça Wenceslau Braz, uma ao lado do banco Itaú e outra em frente à CDL, e uma em frente ao banco Mercantil. Nesse primeiro momento, foram instaladas 100 arcos distribuídos nessas áreas. Agora vamos instalar mais 25 arcos, através de um aditivo ao contrato que temos com a empreiteira. Ainda não tenho definido os locais, isso está em estudo, mas, até o próximo mês de agosto, deveremos instalá-los.”

Asfalto
“Além do que já foi realizado, a previsão agora é asfaltar a avenida dos Ferroviários, no Sambódromo, a Aurílio Lopes, que sai nas barraquinhas, passa pela ponte do Mercado e desce a avenida até a escola Major João Pereira, asfaltar a avenida São Vicente de Paula e algumas ruas no entorno do Mercado Municipal. Isto é o que está previsto através do contrato com empreiteira de fora. Paralelamente, a Prefeitura fará o asfalto com sua própria usina em vários pontos, principalmente, em zona rural.”

Ciclovias
“Itajubá possui ciclo faixas, pois ciclovia é uma pista feita paralelamente à pista de circulação de veículos e não temos espaço físico para isto. Fizemos a primeira ciclovia da cidade seguindo a BR, perto da Fundação Bradesco e, agora, iremos fazer a sinalização vertical e horizontal, para poder dar segurança aos ciclistas que passarão por ali. Paralelamente a isto, fizemos ciclo faixas, que são as demarcações vistas ao longo das vias, com pontilhados pintados com tinta vermelha e branca. Como não temos medidas físicas suficientes para fazermos uma de cada lado, estamos, pelo menos, fazendo em um dos lados, onde é possível a circulação de bicicletas nos dois sentidos com segurança. Temos ciclo faixas ao longo de toda a via do BPS, na Coronel Joaquim Francisco, que vem do Pilar até a Cesário Alvim, e temos na Francisco Masseli. Além dessas, temos uma série desses corredores para serem implantadas agora com a nova pavimentação.”

Estacionamento
“O entorno da praça Adolfo Olinto (praça do Banco do Brasil) foi asfaltado, então, fizemos todo um estudo e um projeto do uso do espaço público daquela região, colocamos o bicicletário e, próximo a ele, o estacionamento de motos (foto), ambos mais perto da área comercial; também será revitalizada a área de carga e descarga daquele ambiente e mudamos o tipo de estacionamento para veículos, que era paralelo à lateral das ruas, o qual obrigava o motorista a fazer baliza e causava um transtorno grande de espera, travava o trânsito. Já o estacionamento 45° que foi implantado, é mais simples, ele tem apenas um ponto de conflito na hora de sair, mas é coisa rápida, ele agiliza o trânsito, além de aumentar a capacidade em 10 vagas de estacionamento no total de vagas que tínhamos na área. Esse projeto é definitivo.”

Como está o trânsito em Itajubá?
“Observamos e escutamos muito. Como órgão gestor do trânsito, temos que estar atentos à opinião da população e tenho recebido informações de que as pessoas têm aprovado as nossas ações. O trânsito, realmente, melhorou. Muitas de nossas ações são pelo motivo de fluidez do trânsito, porque ele tem que andar, principalmente na área central, para não termos congestionamentos. E esta organização no trânsito permite isto, pois o motorista vê a sinalização e segue, ele não tem que raciocinar, tem que obedecer ao que a sinalização está mostrando o que tem que fazer. Temos feito muito este trabalho e iremos dar mais ênfase a ele, porque temos que aprender, enquanto cidadão, a usar o espaço público de uma maneira comum, ele não é meu, ele é nosso. Esse é nosso intuito, mostrar que o espaço é de todos, do pedestre, do ciclista, do motociclista, do motorista, enfim, todos têm direito a ele e ele é um espaço pequeno. O objetivo principal do Detranit é organizar para que todos tenham a sua vez e sempre com segurança.”


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