Na manhã desta quarta-feira (26), alunos ocuparam a parte de cima da biblioteca da Universidade Federal de Itajubá. Uma página no Facebook intitulada “Ocupa Unifei” publicou um comunicado.
“NOTA DE ESCLARECIMENTO
Prezadas e prezados estudantes, servidores da UNIFEI e comunidade itajubense, declaramos que esta ocupação não é organizada por nenhum coletivo, diretório ou sindicato da universidade, mas sim por um grupo de alunos independente que se autodenomina neste momento “Ocupa Unifei”.
Após diversas deliberações e reflexões sobre os riscos que a PEC241 impõe sobre a saúde e educação no Brasil, bem como a importância das ocupações em escolas públicas, universidades e institutos federais, este grupo de alunos graduandos e pós-graduandos da UNIFEI vem prestar esclarecimentos sobre a ocupação do prédio composto pela reitoria, biblioteca Mauá e órgãos administrativos da Universidade Federal de Itajubá.
A ocupação foi organizada de modo que não haja nenhum tipo de depredação do patrimônio público, estando o andar superior e a biblioteca do prédio totalmente isoladas. Ressalta-se que nossa entrada não foi facilitada por nenhum servidor ou funcionário e se deu de modo pacífico, durante o horário de funcionamento do espaço, às 6h da manhã.
Temos como objetivos integrar e fortalecer as ocupações de todo o Brasil bem como solicitar um posicionamento oficial da Universidade Federal de Itajubá contra a PEC241. Requeremos que esse posicionamento seja tomado em reunião extraordinária do CONSUNI a ser realizada na próxima segunda-feira, 31 de outubro, conforme documento de convocação entregue à reitoria no dia 25 de outubro, por volta das 16h, o qual contém pelo menos um terço de assinaturas dos conselheiros e de acordo com as exigências do artigo 33 do regimento. Esclarecemos que a entrada dos conselheiros para a realização da reunião extraordinária não será impedida. Por fim, manifestamos nosso total apoio a paralisação dos sindicatos da UNIFEI e a qualquer movimento que venha a surgir contra a PEC241, principalmente no município de Itajubá. [...] Gostaríamos de informar que durante a ocupação da Bim não será possível os alunos e alunas usarem o espaço para estudo. Ressaltamos ainda que proporemos outras atividades durante esse tempo. Pedimos a compreensão de todxs e contamos com o apoio de alunos e servidores para fortalecer nossa luta”.
A reportagem do Itajubá Notícias não tem até o momento informações de quantos alunos participam da ocupação.
Jornal Itajubá Notícias R. Dr. Américo de Oliveira, 241 | Centro | Itajubá - MG | CEP 37500-061