https://www.high-endrolex.com/15

Variedades - Corpo de Bombeiros de Minas Gerais registra 15 afogamentos no Estado só esse ano
VOLTAR AO TOPO
Variedades
HOME
VARIEDADES
Corpo de Bombeiros de Minas Gerais registra 15 afogamentos no Estado só esse ano
Corpo de Bombeiros de Minas Gerais registra 15 afogamentos no Estado só esse ano
Cerca de 20% dos afogamentos do Estado ocorreram somente no Sul de Minas em 2014 e 2015
Variedades Notícia Destaque 18/01/2017

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais registrou, somente na primeira semana do ano, 15 afogamentos em Minas Gerais. De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), em 2015, 17 brasileiros morreram afogados diariamente. Cerca de 40% dos afogamentos ocorrem no período compreendido entre os meses de novembro e fevereiro.

Segundo a instituição, 90% dos acidentes de afogamento ocorrem em áreas naturais como rios, represas, lagos, cachoeiras, córregos, sendo a maioria, ou 25%, em rios. Os outros 10% são em águas não naturais, sendo 2% em piscinas. Dados da Sobrasa dizem que 51% das mortes de crianças entre 1 e 9 anos no Brasil acontecem em piscinas e residências, e a 2° principal causa de morte dessa faixa etária em 2015.

Em 2014, 78 dos 385 afogamentos, ou seja, 20,25% dos casos no estado foram na região do Sul de Minas. Já em 2015, a porcentagem diminuiu para 18,51%, sendo registrados 70 afogamentos na região de 378. Nestes dois anos, foi registrado cerca de um afogamento por dia pelo Corpo de Bombeiros.

Nossa cidade é abundante de cachoeiras e paisagens naturais que são atrativos, mas também oferecem riscos, como explica o comandante do Corpo de Bombeiros de Itajubá, Tenente Simões, dando dicas de como evitar acidentes com água nessas férias. “A dica é a seguinte: não nadar onde não se tenha segurança, um salva-vidas ou alguma delimitação. Nem onde a pessoa não tenha conhecimento do local. Se a pessoa se deparar com um afogamento, é aconselhável ela jogar algum objeto flutuante para que ela possa sair. Algum tipo de bóia, algum pedaço de madeira para ela se segurar, alguma corda. Porque se ela não tiver preparo físico e um treinamento, a chance é alta de se tornar uma segunda vítima”, explica o bombeiro militar.

Ainda de acordo com a instituição, 51% das vítimas são pessoas com até 29 anos. No Sul de Minas, duas crianças morreram afogadas em Poços de Caldas (MG) no início deste ano. Um deles no dia 2 de janeiro, um menino de 1 ano e meio que se afogou depois de cair em uma piscina de 1000 litros, no quintal de casa. No dia 8, um menino de 5 anos morreu afogado em uma piscina pública.


DEIXE SUA OPINIÃO







Seu comentário estará sujeito à análise

COMENTÁRIOS (0)


PUBLICIDADE


https://www.high-endrolex.com/15

Desenvolvido por Traço Leal Créditos

Jornal Itajubá Notícias R. Dr. Américo de Oliveira, 241 | Centro | Itajubá - MG | CEP 37500-061