“Johrei é o método de canalização de energia espiritual (luz divina) para purificação do espírito, capaz de transformar e desarmonia espiritual e material em harmonia”, explica o folheto da Igreja Messiânica Mundial do Brasil, distribuído no centro local. O ato de imposição de mãos é uma das práticas chamadas Colunas da Salvação, criadas por Meishu-Sama, fundador da Igreja Messiânica, que junto a Agricultura Natural e a criação e contemplação da Arte, formam as bases reconhecidas por ele como caminhos para o fim dos sofrimentos humanos e a salvação. Johrei é uma oração feita através da imposição de mãos, vista pelos seus adeptos como a comunicação da luz divina para o aprimoramento e elevação espiritual e material do ser humano. Visando a eliminação de suas máculas (pecados), que estão no espírito, advindas de maus pensamentos, más palavras e más ações, que através dessa purificação permitida pela Johrei, seriam eliminadas e consequentemente se obteria progressivamente mais saúde, prosperidade e paz.
Em Itajubá existe um Núcleo Johrei, na Rua Doutor Luiz Viana no bairro Varginha, onde qualquer pessoa, membro ou não da religião messiânica, pode ter a imposição de mãos. Para retratar a experiência um repórter do Itajubá Notícias foi até o Núcleo. Uma senhora muito simpática pede para que se sente de frente para ela, inicialmente, para em seguida ficar de costas, e após novamente de frente. Instrui que se deva pensar uma oração, um pedido, algo que esteja lhe afligindo ou que deseja de bom para sua vida. Ela então fecha os olhos e com a palma da mão aberta começa a proferir suas preces silenciosas. De imediato, seja ou não uma impressão, uma sensação de formigamento se espalha pelo corpo, começando pela cabeça. Para intensificar a experiência, o repórter inicia uma meditação, que se transforma em um profundo estado de contentamento e de tranquilidade. A ministração do Johrei dura cerca de vinte minutos, e depois, há uma sensação pura de revitalização, de motivação, e uma paz que se arrasta por algumas horas, como uma letargia de sono. Como se, de alguma forma, o espírito fosse purificado.
Prática semelhante é o Reiki, técnica de canalização dos chakras (pontos energéticos distribuídos através da coluna vertebral), que harmonizam segundo se propõe, as funcionalidades da mente e do corpo. Esse tipo de terapia, inclusive, foi estudado em uma parceria entre a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), como tema de doutorado de um professor universitário, e com uma série de testes, pôde comprovar que a imposição de mãos tem efeitos reais sobre o corpo, como fortalecimento de células cancerígenas, observadas em ratos de laboratório. A alegação da pesquisa afirma que a imposição das mãos sobre um paciente libera uma energia que é capaz de produzir um bem-estar mental e corporal.
O Núcleo Johrei de Itajubá abre das 15h às 19hrs de segunda a sexta, e para receber a oração basta chegar ao local e pedir.
Jornal Itajubá Notícias R. Dr. Américo de Oliveira, 241 | Centro | Itajubá - MG | CEP 37500-061