https://www.high-endrolex.com/15

Variedades - Atividades em Itajubá pelo Dia Internacional da Mulher começaram cedo
VOLTAR AO TOPO
Variedades
HOME
VARIEDADES
Atividades em Itajubá pelo Dia Internacional da Mulher começaram cedo
Atividades em Itajubá pelo Dia Internacional da Mulher começaram cedo

Variedades Notícia Destaque 08/03/2017

Nesta manhã (8), mulheres de vários bairros reuniram-se na praça Getúlio Vargas (do Carneiro Júnior) para divulgarem a prática integrativa Lian Gong - do SUS (Sistema Único de Saúde). O evento foi organizado em parceria pela Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Secretaria Municipal da Saúde e Coordenadoria da Atenção Primária da Saúde de Itajubá.

 

De acordo com a representante da Coordenadoria da Atenção Primária, Milene Vilas Boas, a prática Lian Gong, é uma  ginástica chinesa criada há mais de 40 anos que é oferecida nas unidades de Saúde dos bairros Cruzeiro, Medicina, Varginha e Vila Rubens. "As enfermeiras Selma Menezes Faria e Isa Maria Guimarães são as profissionais capacitadas para realizar essa prática, durante o ano todo, e estiveram à frente do evento", relatou Milene.

 

Também participaram da organização a coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, Simone Rocha; e as representantes da Secretaria de Saúde, Paula Ramos e Maria Goretti.

 

 

“Hoje reunimos as alunas aqui, em comemoração ao Dia da Mulher, que foi instituído desde 1910, em busca de conquistas, de direito às mulheres. Esse dia tornou-se um marco e hoje ele é enaltecido para que não haja um retrocesso de tudo o que foi conquistado, em combate à discriminação e às violências que ela sofre”, disse Simone.

 

 

O evento aconteceu das 8h às 12h. De acordo com Milene, foram dadas orientações sobre a saúde da mulher, prevenção do câncer de colo de útero, câncer de mama, periodicidade da mamografia, idade adequada, o exame preventivo quando deve ser feito e a medição da pressão arterial. “Melhorou bastante a procura da mulher pela prevenção contra o câncer... Após dois exames preventivos seguidos normais, pedimos que a periodicidade seja a cada três anos. O ideal é que essa procura seja a partir de 25 anos, mas pedimos que toda menina que tenha começado sua vida sexual já procure uma unidade de saúde para fazer o preventivo”, disse ela.

 

 

Simone informou também sobre outros eventos em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, que serão promovidos pela Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres, em parcerias com a Ordem de Advogados do Brasil (OAB), e com as universidades, onde farão mesas-redondas para discutirem sobre a violência contra a mulher: no Centro Universitário de Itajubá (FEPI), na sexta-feira, dia 10, às 19h30 (fechado para os alunos); na Universidade Federal de Itajubá (Unifei), no dia 23, às 17h30 (provavelmente aberto à comunidade); na Escola de Enfermagem Wenceslau Braz (EEWB) e na Escola de Medicina, que ainda não tiveram as datas definidas.


DEIXE SUA OPINIÃO







Seu comentário estará sujeito à análise

COMENTÁRIOS (0)


PUBLICIDADE


https://www.high-endrolex.com/15

Desenvolvido por Traço Leal Créditos

Jornal Itajubá Notícias R. Dr. Américo de Oliveira, 241 | Centro | Itajubá - MG | CEP 37500-061