Nesta manhã (8), mulheres de vários bairros reuniram-se na praça Getúlio Vargas (do Carneiro Júnior) para divulgarem a prática integrativa Lian Gong - do SUS (Sistema Único de Saúde). O evento foi organizado em parceria pela Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Secretaria Municipal da Saúde e Coordenadoria da Atenção Primária da Saúde de Itajubá.
De acordo com a representante da Coordenadoria da Atenção Primária, Milene Vilas Boas, a prática Lian Gong, é uma ginástica chinesa criada há mais de 40 anos que é oferecida nas unidades de Saúde dos bairros Cruzeiro, Medicina, Varginha e Vila Rubens. "As enfermeiras Selma Menezes Faria e Isa Maria Guimarães são as profissionais capacitadas para realizar essa prática, durante o ano todo, e estiveram à frente do evento", relatou Milene.
Também participaram da organização a coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, Simone Rocha; e as representantes da Secretaria de Saúde, Paula Ramos e Maria Goretti.
“Hoje reunimos as alunas aqui, em comemoração ao Dia da Mulher, que foi instituído desde 1910, em busca de conquistas, de direito às mulheres. Esse dia tornou-se um marco e hoje ele é enaltecido para que não haja um retrocesso de tudo o que foi conquistado, em combate à discriminação e às violências que ela sofre”, disse Simone.
O evento aconteceu das 8h às 12h. De acordo com Milene, foram dadas orientações sobre a saúde da mulher, prevenção do câncer de colo de útero, câncer de mama, periodicidade da mamografia, idade adequada, o exame preventivo quando deve ser feito e a medição da pressão arterial. “Melhorou bastante a procura da mulher pela prevenção contra o câncer... Após dois exames preventivos seguidos normais, pedimos que a periodicidade seja a cada três anos. O ideal é que essa procura seja a partir de 25 anos, mas pedimos que toda menina que tenha começado sua vida sexual já procure uma unidade de saúde para fazer o preventivo”, disse ela.
Simone informou também sobre outros eventos em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, que serão promovidos pela Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres, em parcerias com a Ordem de Advogados do Brasil (OAB), e com as universidades, onde farão mesas-redondas para discutirem sobre a violência contra a mulher: no Centro Universitário de Itajubá (FEPI), na sexta-feira, dia 10, às 19h30 (fechado para os alunos); na Universidade Federal de Itajubá (Unifei), no dia 23, às 17h30 (provavelmente aberto à comunidade); na Escola de Enfermagem Wenceslau Braz (EEWB) e na Escola de Medicina, que ainda não tiveram as datas definidas.
Jornal Itajubá Notícias R. Dr. Américo de Oliveira, 241 | Centro | Itajubá - MG | CEP 37500-061