https://www.high-endrolex.com/15

Variedades - Telescópio russo é inaugurado no Observatório Pico dos Dias e vai monitorar lixo espacial
VOLTAR AO TOPO
Variedades
HOME
VARIEDADES
Telescópio russo é inaugurado no Observatório Pico dos Dias e vai monitorar lixo espacial
Telescópio russo é inaugurado no Observatório Pico dos Dias e vai monitorar lixo espacial

Variedades Notícia Destaque 07/04/2017

A cerimônia que inaugurou o  telescópio russo que vai mapear detritos espaciais aconteceu dia 5, em Brazópolis, no Observatório Pico dos Dias (OPD). O projeto é resultado de um acordo entre a Agência Espacial Brasileira (AEB) e a estatal russa Roscosmos para monitoramento do céu. Este é o primeiro telescópio deste tipo instalado no Brasil, que também é o primeiro país a receber o projeto da Rússia. Durante a inauguração, a comitiva que representou o governo russo anunciou que mais duas estações de monitoramento deverão ser instaladas no Brasil.

 

O prefeito de Itajubá, Rodrigo Riera, e o secretário municipal de Ciência e Tecnologia, Fernando Bissacot, participaram do evento que reuniu ainda representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, com a presença do secretário Álvaro Prata, o presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), José Raimundo Coelho, o reitor da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), Dagoberto Alves de Almeida, o diretor executivo da Fundação de Pesquisa e Assessoramento à Indústria de Itajubá (Fupai-MG), Plínio Ribeiro Leite, o diretor da Agência Espacial Federal Russa (Roscosmos), Igor Komarov, e o diretor da OJC "RPC" "PSI" (Research and Production Corporation "Precision Systems and Instruments"), Yuri Roy.

 

Sob gerência do Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA), sediado em Itajubá, o investimento no projeto do telescópio de Brazópolis foi de cerca de R$ 10 milhões feito todo pela Agência Espacial Federal Russa. Parte da verba, utilizada no Brasil para construção do prédio que abriga o telescópio e logística da obra, foi gerenciada pela Fupai/MG. Os russos forneceram o equipamento e fizeram a instalação do telescópio. A obra teve início em novembro do ano passado, e em março, as primeiras imagens de teste já foram geradas.


Fonte:Laboratório Nacional de Astrofísica
DEIXE SUA OPINIÃO







Seu comentário estará sujeito à análise

COMENTÁRIOS (0)


PUBLICIDADE


https://www.high-endrolex.com/15

Desenvolvido por Traço Leal Créditos

Jornal Itajubá Notícias R. Dr. Américo de Oliveira, 241 | Centro | Itajubá - MG | CEP 37500-061