O Circo-Teatro Guaraciaba completa 70 anos de história e escolheu Itajubá para se apresentar e comemorar sua trajetória de sucesso. A cidade é a única mineira a receber os espetáculos da trupe. Entre os dias 12 e 14 de maio serão apresentadas as principais montagens do grupo: "Avental Todo Sujo de Ovo" (Marcos Barbosa), com direção de Dagoberto Feliz; "A Escrava Isaura" (Bernardo Guimarães), além do clássico "E o Céu Uniu dois Corações" (Antenor Pimenta), ambas dirigidas por Mário Pérsico.
A distribuição dos ingressos é gratuita e acontece durante a semana que antecede o espetáculo em vários pontos espalhados pela cidade e também na bilheteria do Teatro Municipal.
A única peça nova no repertório é a “Avental Todo Sujo de Ovo”, escrita por Marcos Barbosa e dirigida por Dagoberto Feliz. “A história é centrada em Alzira e Antero, um humilde casal que vive soterrado pelo sofrimento em uma cidade interiorana. Os dias são iguais e muito tristes. Há quase duas décadas, o único filho deles, um rapaz chamado Moacir, desapareceu de casa e jamais mandou notícias. Ambos alimentam a esperança de rever o filho, mas quando esse dia chega o reencontro não é exatamente como pai e mãe esperavam”, conta Alexandre Malhone, neto do fundador da companhia.
Com apoio da Funarte, a turnê começou em Amparo/SP, passou por Rio de Janeiro/RJ, Itajubá e fecha o ciclo na cidade de Sorocaba/SP (18 a 20 de maio).
História que se renova
Iniciado no Jaçanã, em São Paulo, por Antônio Malhone (o famoso palhaço Pirolito), o Guaraciaba empresta o nome da filha de seu fundador, que hoje mora no interior de São Paulo e faz parte do elenco. "Meu pai deixou um grande legado e estarmos comemorando esses 70 anos é uma satisfação enorme", conta Guaraciaba Malhone, de 72 anos. Além dela, os veteranos Hudi Rocha e Ediméia Rocha permanecem na ativa e participam da turnê.
Além da comemoração das sete décadas, a turnê celebra uma nova fase da companhia, que chegou a ficar parada entre 1980 e 2002. "Voltamos modestamente para duas apresentações em 2002, depois em 2004 com o Grupo Manto. Mas iniciamos efetivamente esse trabalho em 2006 e não paramos mais", comemora Alexandre Malhone.
Um ponto crucial desse recomeço foi a união de gerações diferentes. A companhia hoje reúne jovens artistas teatrais, descendentes circenses e veteranos do circo-teatro. "Os jovens têm uma garra muito grande. Nós, a velha guarda, somos apenas quatro. Eles nos abraçaram com muito amor. Foi uma química muito legal", comemora Guaraciaba.
Serviço
12 de maio – 20h: A ESCRAVA ISAURA
13 de maio – 20h: E O CÉU UNIU DOIS CORAÇÕES
14 de maio – 19h: AVENTAL TODO SUJO DE OVO
Local: Teatro Municipal Christiane Riêra
Endereço: Av. Dr. Jerson Dias, 500, Itajubá/MG
Ingresso gratuito. Retirada na semana que antecede os espetáculos, na bilheteria do Teatro.
Lotação: 706 lugares
Jornal Itajubá Notícias R. Dr. Américo de Oliveira, 241 | Centro | Itajubá - MG | CEP 37500-061