Ministério da Educação (MEC) espera 8 milhões de inscrições, aproximadamente, para as provas do Enem 2017, que poderão ser feitas até o dia 19 de maio, às 23h59 (horário de Brasília-DF), no portal do Inep http://enem.inep.gov.br/ participante. Os números do CPF (Cadastro de Pessoa Física) e RG (carteira de identidade) são exigidos no primeiro acesso ao site e o candidato precisa informar um endereço de e-mail, individual e válido, e também um número de telefone celular pessoal.
O participante deve cadastrar uma senha e mantê-la em sigilo, pois essa servirá para todos os acessos ao site oficial, escolher o município onde realizará sua prova e a língua estrangeira de sua preferência (espanhol ou inglês) para as questões de Linguagens, além de informar se há necessidade de atendimento diferenciado para o dia dos exames, ao preencher sua inscrição.
É preciso gerar a Guia de Recolhimento da União do Enem 2017 (boleto a ser pago em qualquer agência bancária, agência dos Correios ou casas lotéricas, respeitando as regras básicas de cada um), com o valor de R$ 82,00 e vencimento programada para 24 de maio, antes de concluí-la. Vale lembrar que esse é o prazo máximo para pagamento e aquele que não pagar até essa data será, automaticamente, desclassificado do Exame.
Estudantes carentes podem podem solicitar isenção da taxa declarando carência no Enem 2017, ao preencher o formulário da inscrição. Se cadastrados no programa CadÚnico do Governo Federal basta informar o Número de Identificação Social (NIS) para ser isentado. Já os alunos da rede estadual, que estiverem concluindo o Ensino Médio neste ano, automaticamente são isentos da taxa.
As provas serão aplicadas nos domingos 05 e 12 de novembro, no período da tarde.
Jornal Itajubá Notícias R. Dr. Américo de Oliveira, 241 | Centro | Itajubá - MG | CEP 37500-061