Um macaco foi encontrado morto nessa quarta, dia 31 de maio, no muro da escola estadual Wenceslau Braz (Agrícola), cerca de 300 metros da sede administrativa do horto florestal, próximo à Casa da Criança, onde outro foi encontrado na semana anterior, no dia 24. Segundo a coordenadora do Programa de Imunizações, enfermeira Rosemary Marchetti, a equipe de imunizações já fazia um trabalho de intensificação de vacinas na região. “Vínhamos fazendo essa intensificação num raio de 1km do local onde o primeiro macaco foi encontrado e apareceu esse segundo, numa área pertencente à mesma mata. Nossa equipe está indo de casa em casa nessas mediações, todas as noites das 17h às 21h, e estaremos com o posto de saúde aberto no sábado para vacinação. Quando há esse tipo de caso, saímos fazendo a buscativa na área onde o macaco foi encontrado, batemos nas casas e olhamos o cartão de vacina de cada um, se não tiver vacinado contra a Febre Amarela informamos que estamos com a vacina no carro da vigilância, que acompanha a equipe, e vacinamos na hora”, diz Rose, que recorda que esse é o sexto caso ocorrido só neste início de ano. “O primeiro foi no Canta Galo, depois no Ilhéus, Albatroz (Medicina), na Imbel (Varginha), há 9 dias no horto florestal, e ontem (31), no Agrícola”.
Segundo a diretora de Departamento de Saúde Pública de Itajubá, Luciene da Silva, “o primata não humano encontrado na quarta-feira (31) já foi coletado e enviado para análise em Belo Horizonte. Ainda não temos previsão do resultado do exame, mas a intensificação vacinal já está sendo feita, conforme o protocolo indica”.
Rose também informa que a vacina da Febre Amarela está disponível para toda população e que basta uma dose para se estar imune. Ela orienta às pessoas que não se vacinaram a estarem procurando os postos de saúde mais próximos às suas casas, com seus cartões de vacinação, para que seja verificado se já estão imunizados e possam receber a vacina se ainda não estiverem. “Estamos fazendo intensificação nos bairros Vila Podis, Avenida, Boa Vista, Centro, bem na divisa com Vila Rubens, e Santo Antônio neste momento. Se a pessoa mora fora dessas regiões, não iremos passar na casa dela, porém ela pode ir à unidade de saúde mais próxima de sua casa, que será vacinada. Os postos ficam abertos todos os dias, de segunda à sexta, das 8h às 17h e as vacinas de rotina, incluindo a da Febre Amarela que está nessa lista, estão disponíveis neles sempre”, completa.
Luciene afirma que ainda não tiveram retorno dos materiais enviados para análise dos outros macacos e reforça que todas as áreas onde o primata não humano foi encontrado foram trabalhadas com intensificação num raio de 1km do local. Rose deixa claro que todos que já tomaram a vacina contra a Febre Amarela não correm risco de contrair essa doença e esclarece que os agentes da saúde que visitam as casas nessas intensificações sempre estarão com a camiseta da vacinação, com o jaleco e acompanhados pelo motorista e carro do SUS, “essa é uma garantia de que é realmente a equipe de imunização visitando a casa”.
A reportagem do Itajubá Notícias esteve com Rose no dia 1º de junho, na Sala de Imunizações para falar sobre as campanhas de vacina contra gripe e outros assuntos relacionados, que em breve serão divulgadas, e pode presenciar a equipe de vacinação preparando-se para essa intensificação.
Legenda da foto: Motorista Juarez Roberto da Silva preparando o carro da Vigilância para as Intensificações de Vacinação.
Jornal Itajubá Notícias R. Dr. Américo de Oliveira, 241 | Centro | Itajubá - MG | CEP 37500-061