A nomeação de um novo diretor da Universidade Federal de Itajubá – Unifei, no campus Itabira, gerou manifestação por acadêmicos após o reitor, Dagoberto Alves de Almeida, ignorar o resultado de um pleito e nomear o segundo nome na lista tríplice, segundo Decreto publicado na quarta-feira, 18 de abril. Após a publicação, estudantes se reuniram no Espaço da 4º Arte de Itabira para se manifestarem.
No decreto, Dagoberto nomeou o professor José Eugênio Lopes para a diretoria do campus, e o professor Élcio Franklin Arruda, para a vice-diretoria. José Eugênio, inclusive, já ocupa o cargo desde a renúncia de Dair de Oliveira, em dezembro de 2017.
Consulta pública
Em março, a comunidade acadêmica – discentes, docentes e admirativos – escolheram os professores Gilberto Cuzol e Roberto Monte-Mor para diretor e vice (42,3% dos votos), com isso, eles foram indicados em primeiro na lista tríplice enviada à reitoria pelo Conselho do campus.
José Eugênio Lopes ficou em segundo (36,3%) e o professor Francisco Moura Filho, que fez chapa com Márcio Dimas Ramos, é o último na lista tríplice (21,4%).
O resultado da consulta foi confirmado no Conselho Universitário (Consuni) e a lista foi entregue ao reitor. Dagoberto, porém, contrariou o que era esperado: a nomeação de Cuzzuol, conforme o resultado da consulta.
Proibição de manifestação
Antes da decisão, outra ação surpreendeu os alunos do campus de Itabira. Ficaram proibidas as manifestações dentro da universidade. Foi aprovado em Conselho que a ocupação da Unifei Itabira pelos alunos é proibida, e quem a fizer poderá sofrer processos acadêmicos. A portaria circula na instituição.
Jornal Itajubá Notícias R. Dr. Américo de Oliveira, 241 | Centro | Itajubá - MG | CEP 37500-061