https://www.high-endrolex.com/15

Variedades - Prefeitura alerta: vírus da Febre Amarela está em Itajubá
VOLTAR AO TOPO
Variedades
HOME
VARIEDADES
Prefeitura alerta: vírus da Febre Amarela está em Itajubá
Prefeitura alerta: vírus da Febre Amarela está em Itajubá

Variedades Notícia Destaque 27/05/2018

Depois de receber resultado positivo em um exame feito em um macaco morto, encontrado no bairro Rural de São Pedro, a Prefeitura afirma que o vírus da doença já circula pelas matas do município e pede atenção para os cidadãos que ainda não tomaram a vacina para Febre Amarela.

Segundo informações da Prefeitura, no dia 15 de abril, foi notificada a morte de um macaco (epizootia) na região do bairro São Pedro, local de difícil acesso e com mata fechada.

A equipe da Secretaria Municipal de Saúde encontrou uma fêmea de espécie conhecida como Sauá, viva e em estado grave, porém sem sinais de choque elétrico, perfuração, brigas, entre outros. O animal ainda com sinais de vida ficou em observação e acabou morrendo na manhã do dia 16 de abril. Foram retirados fragmentos dos órgãos do animal e encaminhados para análise no Laboratório de Referência em Belo Horizonte (FUNED).

A FUNED liberou o resultado do exame do material encaminhado como positivo para Febre Amarela.

Diante disso, a Prefeitura reforça que há como prevenir a Febre Amarela. Quem ainda não tomou a vacina, basta procurar uma unidade de saúde para receber a imunização, apresentando o cartão de vacina para atualização se necessário.

 

Morte de mulher foi identificada como originária de Piranguçu

O Departamento de Vigilância Epidemiológica da Prefeitura informa que, de acordo com laudo da Secretaria Estadual de Saúde (SES) - Minas Gerais, Piranguçu foi o município definido como o local provável de infecção (LPI) da paciente do sexo feminino e de 49 anos, que faleceu no dia 11 de abril de 2018, em decorrência da Febre Amarela.

A paciente residia na área urbana de Itajubá e possuía sítio no município de Piranguçu. O local provável de infecção foi definido como sendo Piranguçu, após investigação clínica epidemiológica realizada pelo município de Itajubá e enviada a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Pouso Alegre, e informações complementares do município de Piranguçu, como a ocorrência de epizootias na divisa com Brasópolis (município categoria 3 por apresentar casos humanos confirmados).

Agentes de endemias do setor de Vigilância Ambiental visitaram a residência da paciente e as imediações, realizando o bloqueio do vetor no local. O Setor de Vigilância Epidemiológica do município de Piranguçú foi contatado para adoção das medidas recomendadas em relação ao local onde a paciente residia no período noturno e nos finais de semana (zona rural).

Unidades de Saúde

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município estão funcionando de segunda a sexta-feira, com atendimento médico até às 19 horas.

Até o momento não foi divulgado suspensão do atendimento por causa dos protestos de caminhões.

Cada Estratégia de Saúde da Família (ESF) tem uma Unidade Básica de Saúde (UBS) como referência, no horário das 17 às 19 horas, conforme a relação abaixo:

UBS VILA RUBENS:

-ESF Vila Isabel

-ESF CAIC

-ESF Jardim das Colinas

UBS SANTA RITA DE CÁSSIA:

-ESF Zona Rural 2

-ESF Santa Rosa

-ESF Nossa Senhora de Fátima

UBS NOSSA SENHORA DE LOURDES

-ESF Piedade

-ESF Rebourgeon

-ESF Santa Luzia

UBS GASPAR LISBOA (VARGINHA)

-ESF Zona Rual 1

-ESF Cruzeiro

-ESF Avenida

UBS SÃO VICENTE (Atendimento médico)

-ESF Boa Vista

-ESF Santo Antônio

-ESF Medicina

ATENÇÃO! Caso observem macaco morto ou doente, entrar em contato com a Vigilância Epidemiológica através dos telefones (35) 3622-5470 ou 99808-1765, para que possam ser adotadas as medidas recomendadas pela Secretaria Estadual de Saúde.


Fonte:PMI
DEIXE SUA OPINIÃO







Seu comentário estará sujeito à análise

COMENTÁRIOS (0)


PUBLICIDADE


https://www.high-endrolex.com/15

Desenvolvido por Traço Leal Créditos

Jornal Itajubá Notícias R. Dr. Américo de Oliveira, 241 | Centro | Itajubá - MG | CEP 37500-061