Itajubá teve 11 Equipes de Saúde da Família (ESF) descredenciadas pelo Ministério da Saúde. A determinação do descredenciamento partiu do presidente Michel Temer por meio da Portaria Nº 1.717, alegando o não cumprimento de prazo estabelecido na Política Nacional de Atenção Básica, a exemplo dos prazos para o cadastramento no Sistema Nacional de Estabelecimento de Saúde. Em entrevista ao Itajubá Notícias, o secretário de Saúde Nilo Baracho, explicou que as 17 ESF existentes no município continuarão em atividade e que as 11 equipes descredenciadas não existem ainda em Itajubá.
O secretário explica que em 2014 foi solicitado para aumentar as ESF de 17 para 28, o que foi atendido no fim de 2017 pelo Ministério da Saúde, porém por falta de recursos a prefeitura não pode implantar ainda este ano as 11 programadas.
Nilo ainda afirma que para implantar as 11 novas equipes de ESF, o município teria que dispor de uma contrapartida anual de mais de R$ 4 milhões, o que inviável no momento. Mais informações na próxima edição.
Jornal Itajubá Notícias R. Dr. Américo de Oliveira, 241 | Centro | Itajubá - MG | CEP 37500-061