https://www.high-endrolex.com/15

Variedades - Presidente Dilma entrega Prêmio Jovem Cientista para aluno da Unifei
VOLTAR AO TOPO
Variedades
HOME
VARIEDADES
Presidente Dilma entrega Prêmio Jovem Cientista para aluno da Unifei
Presidente Dilma entrega Prêmio Jovem Cientista para aluno da Unifei

Variedades Notícia Destaque 17/09/2015

O aluno da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), Davi Benedito Oliveira, recebeu o Prêmio Jovem Cientista, na categoria Estudante do Ensino Superior, das mãos da presidente da República Dilma Rousseff, durante cerimônia no Palácio do Planalto. O aluno foi premiado em segundo lugar na categoria com a pesquisa “Biossensores nano estruturados para a monitoração da qualidade do pescado”. Estiveram presentes na solenidade o reitor da Unifei, professor Dagoberto Alves de Almeida, e o orientador da pesquisa, professor Álvaro Antônio Alencar de Queiroz.

Davi Oliveira desenvolveu um aparelho sensor capaz de aferir os níveis de degradação do pescado para evitar possíveis contaminações. Ele explicou que baseou seu projeto em duas perspectivas de problemas. Observou que nas escolas da região do sul de Minas havia pouca presença de pescado na merenda escolar dos alunos e, ao mesmo tempo, constatou a dificuldade em se trabalhar com o pescado por ser um alimento perecível.

O aluno da Unifei afirmou também que as más condições do processamento do pescado (captura, armazenamento e transporte) contribuem para a deterioração do produto. Ao constatar esses problemas, Davi Oliveira desenvolveu a sua pesquisa visando buscar soluções rápidas e de fácil acesso à indústria pesqueira, bem como aos consumidores que necessitarem de um controle mais rígido do produto. O vencedor do Prêmio Jovem Cientista também acentuou que “o alto teor proteico da carne do pescado contribui para uma merenda escolar de qualidade, refletindo na melhoria da aprendizagem dos alunos”.

 Descrevendo a sua pesquisa, o aluno Davi acrescentou que as Aminas Biogênicas (organismos tóxicos de baixo peso molecular) presentes na carne de pescados, quando entram em contato com o organismo humano trazem graves contaminações. “Desenvolvemos um biossensor nanoestruturado, de baixo custo, que leva uma enzima como sistema de detecção, localizada na ponta do aparelho, capaz de medir a quantidade dessas toxinas e, consequentemente, revelar à boa ou a má qualidade da carne”.

O reitor Dagoberto destacou que a Unifei, mesmo com uma estrutura considerada pequena, “tem boas iniciativas na área científica e tecnológica”. Ele enfatizou que a instituição deve sempre mostrar à sociedade que está prestando serviços ao país. “Esse prêmio, conquistado por nosso aluno, é um exemplo dessa iniciativa”. O dirigente também lembrou que, em 2014, outro aluno da Unifei, Gustavo Meirelles, conquistou o Prêmio Jovem Cientista, na categoria Mestre e Doutor.

Participaram da cerimônia no Palácio do Planalto, além da presidente, o ministro de Ciência e Tecnologia, Aldo Rebelo, o presidente do CNPq, Hernan Chaimovich, o presidente da Fundação Roberto Marinho e vice-presidente de Responsabilidade Social do Grupo Globo, José Roberto Marinho, a vice-presidente do Conselho do Instituto Gerdau, Beatriz Gerdau, e o vice-presidente para assuntos corportativos da BG Brasil, Paulo Macedo.

 

Durante a solenidade Dilma Rousseff disse que pesquisa científica é necessária para o desenvolvimento do país. “Essa cerimônia é o 28º prêmio Jovem Aprendiz, que se transforma mais uma vez numa homenagem aos jovens, professores e instituições que se dedicam a essa questão tão importante, que é a questão da ciência. Acredito que foi a Bárbara Cardoso [uma das premiadas] que usou a expressão, a ciência transforma um país pacífico como o nosso num país que pretende cada vez mais se desenvolver”, observou a presidente.

O Prêmio Jovem Cientista, uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), recebeu nesta 28º. Edição mais de 1.900 inscrições. O tema abordado em 2015 foi a “Segurança Alimentar e Nutricional”.

 


Fonte:Secretaria de Comunicação da Unifei
DEIXE SUA OPINIÃO







Seu comentário estará sujeito à análise

COMENTÁRIOS (0)


PUBLICIDADE


https://www.high-endrolex.com/15

Desenvolvido por Traço Leal Créditos

Jornal Itajubá Notícias R. Dr. Américo de Oliveira, 241 | Centro | Itajubá - MG | CEP 37500-061