https://www.high-endrolex.com/15

Variedades - Solenidade de Corpus Christi: Paróquias de Itajubá fazem procissões e realização da Santa Missa
VOLTAR AO TOPO
Variedades
HOME
VARIEDADES
Solenidade de Corpus Christi: Paróquias de Itajubá fazem procissões e realização da Santa Missa
Solenidade de Corpus Christi: Paróquias de Itajubá fazem procissões e realização da Santa Missa

Variedades Notícia Destaque 14/06/2019

Nesta quinta-feira (20) celebra-se o Dia de Corpus Christi e o Itajubá Notícias (IN) entrou em contato com as principais paróquias do município para levar até você, leitor, a programação do dia festivo e religioso da Igreja Católica.
Na Paróquia Nossa Senhora da Soledade, às 15 horas, haverá a Santa Missa e logo depois procissão com o Santíssimo Sacramento seguindo pelas ruas Xavier Lisboa, à direita pela Avenida Cesário Alvim, Ponte Randolfo Paiva, à esquerda pela Avenida São Vicente de Paulo até o encontro da Rua Delfim Moreira (Bar do Valdomiro) seguindo a Rua Delfim Moreira até o encontro da Vital Brasil, seguindo por ela até a rotatória. Segue à direita pela Av. Rennó Júnior, com a benção final na Comunidade Nossa Senhora do Sagrado Coração (IPN). A Paróquia Nossa Senhora da Soledade pede aos moradores da comunidade que ajude nos preparativos de enfeite. Pedem também que as casas enfeitem suas janelas colocando toalhas e vasos com flores.
Na Matriz de São Benedito, Santa Rosa e Nossa Senhora de Fátima haverá a Santa Missa às 15 horas. Pede-se a doação de fraldas geriátricas. Procissão com saída da igreja Matriz São Benedito seguindo a Rua José Joaquim vira a direita na Rua Higino Miranda atravessa a Henriqueto Cardinalli em direção ao hospital Ceam, entra na rua José Nogueira Leite seguindo rua Euclides Miranda, Rua Virgílio de Oliveira Salomom, Vila Zeca Faria  voltando para a igreja pela rua José Joaquim.
Na Paróquia Nossa Senhora das Graças haverá missa às 10:30 no Convento, e às 15 horas, missa na Matriz seguida de procissão. 

 

O que é o Corpus Christi
Corpus Christi é uma comemoração litúrgica católica que ocorre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. É uma “Festa de Guarda”, em que a participação da Santa Missa é obrigatória, a forma estabelecida pela conferência episcopal. No Brasil é um feriado facultativo comemorado pela Igreja Católica. 

 

Tapetes
Os tapetes de rua são uma tradição e manifestação artística popular realizada por fiéis da Igreja Católica, confeccionados para a passagem da procissão de Corpus Christi. A tradição da confecção do tapete surgiu em Portugal e veio para o Brasil com os colonizadores. Os desenhos utilizados são variados, mas enfocam principalmente o tema Eucaristia. Para confeccionar os tapetes são utilizados diversos tipos de materiais, tais como serragem colorida, borra de café, farinha, areia, flores e outros acessórios


DEIXE SUA OPINIÃO







Seu comentário estará sujeito à análise

COMENTÁRIOS (0)


PUBLICIDADE


https://www.high-endrolex.com/15

Desenvolvido por Traço Leal Créditos

Jornal Itajubá Notícias R. Dr. Américo de Oliveira, 241 | Centro | Itajubá - MG | CEP 37500-061