https://www.high-endrolex.com/15

Variedades - Em um período de 20 anos, escolas de samba saem de cena e os blocos independentes garantem a folia carnavalesca em Itajubá
VOLTAR AO TOPO
Variedades
HOME
VARIEDADES
Em um período de 20 anos, escolas de samba saem de cena e os blocos independentes garantem a folia carnavalesca em Itajubá
Em um período de 20 anos, escolas de samba saem de cena e os blocos independentes garantem a folia carnavalesca em Itajubá
Neste ano, até Bonecos Gigantes de Brazópolis integram a animação
VariedadesEdição 85219/02/2020

Neste ano, até Bonecos Gigantes de Brazópolis integram a animação

O Carnaval 2020 já está programado em Itajubá! E há histórias que merecem ser recontadas para valorizar e incentivar quem vai garantir essa festa: os blocos independentes.

As saudosas escolas de samba dos anos 70 e 80 que mobilizavam os itajubenses, deram espaço para estes - já consolidados - blocos de rua. Um já completa mais de 10 anos; o outro, vem logo atrás e está na sua oitava edição… Tem ainda aquele que começou como uma ala dentro de um e virou outro sozinho…! Enfim, o ‘Varada N´Água’, ‘Kusta Mas Sai’ e ‘Gafanhoto Verde’ são as atrações que prometem não deixar os foliões sem festa na cidade.

Somando a eles, teremos ainda o ‘Quarta-Pré’, ‘Camarote da Malu’ e a ‘Matinê da Nandinha’, que vocês conferem não somente as datas e horários, mas também um pouquinho da história de cada um.

Mas antes, se quiserem matar saudades, também reunimos algumas fotos resgatadas dos carnavais dos anos 80, como por exemplo da Escola de Samba da Avenida. Os registros foram resgatados de um grupo no facebook com o nome ‘Itajubá, Carnaval Bom Demais!”.

 

Kusta Mas Sai  

É um bloco que fecha todo o Porto Velho, com muita alegria, samba e amizade. Em 2020, o ‘Kusta Mas Sai’ sairá no domingo, dia 23 e na terça-feira, dia 25. Pelo oitavo ano consecutivo, promete começar a agitar o público no período da tarde, a partir das 15h, e se estender até às 23h. O organizador, Manolo, contou para o IN, como tudo começou. “Foi de uma brincadeira. O Carnaval de Itajubá não tinha programação por volta de 2012, nenhuma atração. Reunimos um grupo de amigos no domingo de Carnaval e arrumamos alguns instrumentos.  Começamos a pular na frente da minha casa e apareceram algumas pessoas de fantasia. Saímos festejando até próximo ao Posto Avalon e voltamos para o bairro, com medo de chamarem a Polícia (risos). De repente… começou a chegar mais pessoas, e mais… e tudo para se divertir”, alegra-se. Entre as pessoas que chegaram, um senhor ofereceu um mini trio-elétrico para o ano seguinte. “E assim prometemos que faríamos no próximo ano, com alvará  e organização”, completa.

O ponto de encontro é na Rua Tomaz Aldano, nº 116. “Ali reunimos a bateria, que fica sob responsabilidade do Wiltinho, e fazemos nossa festa. Acho que já somos tradição e não conseguimos ficar um ano sem promover o Bloco”, conta Manolo.

Quanto ao nome, tem ainda uma referência a outro tradicional bloco e já extinto. “Custou para sair oficialmente, mas o K no ‘Kusta’ em em homenagem ao  ‘Katraka de Kanhão’, que todos conheciam”, explica ele, que destaca que precisa agradecer aos amigos, que ajudam muito, e ao apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e o vereador Fabrício da Farmácia.

 

Gafanhoto Verde

Este, que tem sido a revelação nos últimos seis anos, o bloco’ Gafanhoto Verde’ traz em 2020 novas atrações e convidados. Idealizado por Bruno Mendes, foi um bloco que começou como uma ala de 50 participantes do já citado Varada N´Água, em 2014. “Eu morava em São Paulo e via o sucesso que o Varada estava fazendo. Meu coração explodia de alegria, em ver que minha cidade resgatava o espírito de Carnaval. Depois, veio o ‘Kusta Mas Sai’, dando forças para essa ideia de blocos independentes. Foi quando tive a vontade de ter o meu bloco também”, conta Bruno, que voltou a morar em Itajubá e se uniu a mais um grupo de amigos para transformar a vontade em realidade.

Com o ponto de encontro escolhido próximo ao Mercado Municipal (Rua Padre José  Joaquim Santana - do Bar Mineirinho), o bloco foi crescendo a cada edição, ganhando mais foliões e também apoiadores. “Tivemos um público em 2019 que nem nós esperávamos. Por isso, este ano estamos oferecendo uma estrutura um pouco melhor e atrações diferenciadas, sempre para enriquecer o Gafanhoto”, completa ele.

Além da Banda própria do bloco, que estará nas ruas na segunda-feira de Carnaval, 24, o grupo ‘Melanina Mineira’ é um dos convidados musicais, juntamente com a ilustre presença dos ‘Bonecões Gigantes de Brasópolis’, uma atração regional bastante conhecida e que vai fazer o adorno visual da festa. “É muito legal retomar esse carnaval, esse espírito lúdico que sempre tivemos. Já tem itajubense deixando de viajar para participar com a gente. Fico muito feliz de participar disso, de ser essa nova geração!”, declara Bruno, que tem em suas recordações os desfiles das saudosas escolas de samba da Avenida, Cruzeiro, Vila Rubens… “Meu tio tinha uma ala na escola da Avenida e era formada por amigos e familiares, assim como Gafanhoto. E eu, com meus 12 anos cheguei a participar. Então acredito que está na alma esse gosto pelo Carnaval”.

O Grupo Melanina é de Itajubá e tocará músicas nacionais em ritmo de carnaval, estilo Monobloco.

O horário do ‘Gafanhoto Verde’ é a partir do meio dia, com previsão de término às 19h, quando a multidão de verde se dispersa para aguentar o próximo dia. Eles vendem abadás de R$ 20,00 e R$ 25,00, mas apenas como incentivo e uniformização do público. A entrada é gratuita, não exige-se o abadá.

Bruno destaca a apoio de empresas que acreditam e estimulam a realização do evento: Ápice Móveis, Eletrochaves Ideal, M2A Telecom, Musa Cervejaria, Central Bike, Padaria Morro Chic, Pneusul, Marmoraria São Gabriel e Mendes Presentes. Eles também participam da programação do Clube Itajubense, para quem quiser continuar prestigiando. “Itajubá tem, de novo, alegria do Carnaval. Nós acreditamos e povo confiou. Espero todos vocês!”.

Varada N´Água

Este também é um bloco que nasceu da união de amigos, em especial Breno Lenzi e Fernando Bissacot. Era 2009 quando eles saíram pela primeira vez nas ruas, depois de se concentrarem na Praça Sebastião Inocêncio, no BPS.

Eles diziam na época que, com a crise financeira do país, as prefeituras cancelaram diversos carnavais por todo o Brasil. “Itajubá também corria o risco de ficar sem, mas o Bloco Varada N´Água não permitiu. Chegamos a ser taxados de loucos, mas o crescimento está a, mais de 5 mil foliões comparecem nos dois dias do Bloco nos últimos anos”.

Com o diferencial de oferecer estrutura com palco, banheiros, tendas e seguranças, em 2020 o o bloco está confirmado para a sexta-feira, dia 21. Sairá da Praça da Saúde (início da av BPS), chegando na pracinha do BPS.

Camarote da Malu

O ‘Camarote da Malu’ é um bloco carnavalesco que nasceu com a intenção de resgatar os grandes carnavais com suas marchinhas e muitos foliões com suas famílias. A idealizadora, Malu Martins, moradora do bairro da Varginha conta que tudo começou no quintal de casa. “Tinha perdido minha mãe e fiquei cuidando do meu pai. Como amo muito o Carnaval, trouxe para dentro da minha casa, com uma turma de amigos no primeiro ano. No segundo ano, já tinha mais gente. E, por fim, no terceiro ano, resolvi colocar ele nas ruas devido a falta de espaço. Foi um sucesso”, declarou, se referindo ao ano de 2019. Para 2020, está vendendo abadás para ajudar nos custos, mas aceita também quem não comprar. “Vamos sair no dia 25, terça-feira, das 16h até 23h, na rua José Joaquim, próximo ao Posto Avalon”, convida Malu.

Quarta-Pré

Outra atração que Itajubá tem, mas é antes do Carnaval, é o ‘Quarta Pré’, que o próprio nome já entrega e acontece na quarta-feira anterior ao feriado. “A primeira edição foi em 2010, que acho que chove muito. No ano seguinte, conseguimos o ‘Confraria do Samba’ para animar e com minha insistência já estamos em mais uma edição”, conta a organizadora Vânia Martins.

Ela diz que a herança vem de seu pai, que nos anos 70 já fazia o conhecido ‘Samba Churras’. “O primeiro do meu pai foi dentro de casa, quando existia o ‘Bloco do Zé’ e os ensaios eram na rua. Depois teve um na Lira São José, com um ‘pinguinho’ de músicos. No ano seguinte meu pai construiu um barracão para eventos e lançou o ‘Samba Churras’. Mas teve uma pausa que só voltou nos anos 90. E eu sempre acompanhando... Quando ele parou de novo, eu comecei”, recorda-se.

Entre suas atrações, o bloco ‘Quarta Pré’ desfila até à Praça Theodomiro Santiago, acompanhando sempre de uma banda. Já teve ‘Charanga Santo de Casa’ e a banda ‘Gafanhoto Verde’. Em 2020, o volta a se encontrar na rua Silvestre Ferraz, 454, no dia 19 de fevereiro, das 18h às 1h da manhã, com animação da ‘Charanga Santo de Casa’. O folião tem que procurar a equipe organizadora para ganhar um pulseira que controlará o fluxo de pessoas, para garantir segurança e custos da festa. “Pedimos uma contribuição para ajudar a pagar a banda e também oferecemos um caldo de feijão para todos”, informa.

E para a criançada, Matinê da Nandinha

Desde 2018, uma iniciativa da itajubense Fernanda Amaro traz um dia de Carnaval para as crianças. Ela conta que estava festejando com o Bloco Kusta Mas Sai, no ano anterior, e viu os pequenos foliões fantasiados depois da saída da bateria. “Eles pareciam um novo bloco. Conversei com os organizadores do Kusta, coloquei a minha ideia e me disponibilizei em ser a responsável. Deu certo! A primeira edição consegui oferecer brindes infantis, pipoca e a presença da Minnie. Em 2019 já tinha o dobro de crianças fantasiadas”, conta feliz.

Para 2020, a terceira edição terá, além dos brindes, brincadeiras e a presença de super-heróis como homem aranha e princesas.

O evento começar às 16 horas do dia 23, e a fantasia é o cartão de entrada!


DEIXE SUA OPINIÃO







Seu comentário estará sujeito à análise

COMENTÁRIOS (0)


PUBLICIDADE


https://www.high-endrolex.com/15

Desenvolvido por Traço Leal Créditos

Jornal Itajubá Notícias R. Dr. Américo de Oliveira, 241 | Centro | Itajubá - MG | CEP 37500-061