https://www.high-endrolex.com/15

Variedades - Prefeitura lança Plano de Contingência do Coronavírus em Itajubá
VOLTAR AO TOPO
Variedades
HOME
VARIEDADES
Prefeitura lança Plano de Contingência do Coronavírus em Itajubá
Prefeitura lança Plano de Contingência do Coronavírus em Itajubá

Variedades Notícia Destaque 02/03/2020

Profissionais da Saúde se reuniram na tarde desta segunda-feira (15) para receber instruções

A Prefeitura de Itajubá, por meio da Secretaria de Saúde, apresentou, na tarde desta segunda-feira, o Plano Municipal de Contingência para Enfrentamento da Infecção Humana pelo Coronavírus. O prefeito Rodrigo Riera e o vice-prefeito Christian Gonçalves estiveram presentes para acompanhar o lançamento do Plano, que contou com um público estimado de mais de 600 pessoas.

Participaram do evento os servidores municipais da Saúde, o vereador e médico Kener Maia, profissionais da área, secretários municipais, além de representantes de diversas entidades como Hospital de Clínicas de Itajubá, CEAM, Faculdade de Medicina de Itajubá, Unimed, Unifei, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal, entre outras.

O secretário municipal de Saúde, Nilo Baracho. abriu o evento agradecendo a presença do público e reforçou que o momento não é para pânico e alarmismo. “Precisamos nos manter calmos e bem informados para tranquilizar a população. A velocidade no aumento de casos na China está diminuindo, apesar dos dois casos confirmados no Brasil”, frisou.

O médico infectologista Gaspar Lisboa Neto trouxe as últimas informações e números do Coronavírus, além de traçar um panorama completo sobre sua origem, formas de transmissão, prevenção e tratamento. “Lavar as mãos frequentemente durante 15 segundos, inclusive punho e pontas dos dedos, é uma das formas de prevenção”, orientou.

Em seguida, a coordenadora municipal de Vigilância Epidemiológica, Eliane Quintiliano, apresentou o Plano Operacional Padrão para nortear as equipes dos Postos de Saúde no reconhecimento de possíveis casos suspeitos da doença. “É importante que os pacientes com queixa de gripe sejam abordados de forma específica e questionados se estiveram em outro país recentemente. Se for o caso, a Vigilância Epidemiológica deve ser comunicada imediatamente”, orientou.

Em conformidade com o Plano Estadual de Contingência, a Prefeitura já está trabalhando desde janeiro em ações de vigilância e assistência sobre o Coronavírus, prestando esclarecimento a empresas e instituições sobre pessoas vindas de áreas com casos da doença. “Estamos preparados para trabalhar na detecção precoce, acompanhamento de suspeitos, casos e contatos, propondo ações de prevenção”, citou Eliane.

Itajubá tem, no momento, quatro pessoas sendo monitoradas. Elas estiveram na Itália e França. “Elas não apresentam sintomas. O que está sendo feito é um monitoramento por 14 dias, como recomenda o Ministério da Saúde”, reforçou a coordenadora.

Os profissionais foram orientados a consultar, sempre que necessário, as informações do site oficial do Ministério da Saúde, onde é possível ter acesso a publicações e documentos a respeito do assunto, além da lista de países monitorados e os planos de contingência por estado.


Fonte:PMI
DEIXE SUA OPINIÃO







Seu comentário estará sujeito à análise

COMENTÁRIOS (0)


PUBLICIDADE


https://www.high-endrolex.com/15

Desenvolvido por Traço Leal Créditos

Jornal Itajubá Notícias R. Dr. Américo de Oliveira, 241 | Centro | Itajubá - MG | CEP 37500-061