https://www.high-endrolex.com/15

Variedades - Taxa de mortalidade do Covid-19 em Itajubá é baixa, mas de letalidade equipara do país
VOLTAR AO TOPO
Variedades
HOME
VARIEDADES
Taxa de mortalidade do Covid-19 em Itajubá é baixa, mas de letalidade equipara do país
Taxa de mortalidade do Covid-19 em Itajubá é baixa, mas de letalidade equipara do país
Assim como os noticiários nacionais trazem que o Brasil apresenta índices altos na Taxa de Natalidade, referente aos casos do novo coronavírus, o Itajubá Notícias fez uma análise dos dados no município. Antes, citamos que o Brasil ocupa a oitava posição mundial, com 5%. “Maior inclusive que o dos Estados Unidos, que concentram 33% de todas as mortes mundiais e tem índice de 2%”, diz reportagem em 8 de junho do site liberal.com.br.
VariedadesEdição 86710/06/2020

Assim como os noticiários nacionais trazem que o Brasil apresenta índices altos na Taxa de Mortalidade, referente aos casos do novo coronavírus, o Itajubá Notícias fez uma análise dos dados no município. Antes, citamos que o Brasil ocupa a oitava posição mundial, com 5%. “Maior inclusive que o dos Estados Unidos, que concentram 33% de todas as mortes mundiais e tem índice de 2%”, diz reportagem em 8 de junho do site liberal.com.br.

Antes de apresentarmos os dados da cidade, explicamos como é feito o cálculo. A Taxa de Letalidade mede a gravidade da doença, a chance de uma pessoa morrer em consequência de intercorrência da Covid 19. Para isso, dividimos o total de óbitos (2) pelo número de pessoas contaminadas/confirmadas (38). E a Taxa de Mortalidade, considera as mortes (2) pelo número total de pessoas expostas (96.800 habitantes). 

Com ajuda do professor Paulo Waki, a reportagem traz a seguinte estatística, já considerando a segunda morte na cidade e os dados do Brasil no dia 6 de junho.  

MORTALIDADE (Mortes / população total)
Itajubá: 2/96.800 = 0,002%
Brasil: 35.139 / 209.000.000 = 0,017 %

LETALIDADE (Mortes / confirmados com doença)
Itajubá: 2/38 = 5,2%
Brasil: 35.139 mortes / 650.504 = 5,4%

Isso representa dizer que Itajubá apresenta Taxa de Mortalidade oito vezes menor que o Brasil e, na Taxa de Letalidade, eles estão empatados. Logo, como morre menos pessoas em Itajubá (proporcionalmente à população residente), o contágio em Itajubá é menor que no resto do Brasil.

Outro dado que trazemos também é o índice de infectados. E o Itajubá tem, proporcionalmente, uma porcentagem oito vezes menor que do Brasil. 
Itajubá: 38/96.800 = 0.0003
Brasil: 650.504/209.00.0000 = 0.0031

Podemos concluir que a população de Itajubá está se resguardando melhor que o resto do Brasil? De certa forma sim, pois Itajubá não há tantos grupos desfavorecidos economicamente, como as favelas no Rio de Janeiro e São Paulo, que estão contribuindo para o aumento dos números nacionais. 
O cenário pode mudar se os casos aumentarem na cidade de Itajubá a ponto de ser considerado o pico  - ainda não vivenciado - e a taxa de letalidade subir em Itajubá. Porém, para isso, teríamos que considerar em torno de 300 infectados.

Como o novo coronavírus mata células humanas
O Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas (Niard) divulgou imagens obtidas através de um microscópio que mostram como o novo coronavírus toma as células humanas e se espalha pelo sistema. 
Mesmo tendo estruturas muito mais simples do que as células humanas, o vírus usa uma proteína (chamada spike) para se ligar à membrana superficial da célula. A covid-19 consegue penetrar mais profundamente nas células se comparada a outros tipos de coronavírus. Após isso, o vírus entra na célula humana, tomando o controle desta. Assim ela começa a se multiplicar até causar a morte celular. Na foto, o vírus (bolinhas rosas e roxas) se espalhou em volta da célula humana (verde).
Os registros foram obtidos em laboratório com vírus coletado de um paciente americano em tratamento. A imagem demonstra a proliferação do vírus (roxo) entre células (verde)
Quando a célula contaminada morre, ela espalha o vírus por todo o sistema, ajudando na proliferação, já que contamina as células vizinhas, gerando um efeito dominó. 


DEIXE SUA OPINIÃO







Seu comentário estará sujeito à análise

COMENTÁRIOS (0)


PUBLICIDADE


https://www.high-endrolex.com/15

Desenvolvido por Traço Leal Créditos

Jornal Itajubá Notícias R. Dr. Américo de Oliveira, 241 | Centro | Itajubá - MG | CEP 37500-061