https://www.high-endrolex.com/15

Variedades - Não há detentos com Covid-19 no presídio de Itajubá
VOLTAR AO TOPO
Variedades
HOME
VARIEDADES
Não há detentos com Covid-19 no presídio de Itajubá
Não há detentos com Covid-19 no presídio de Itajubá
Visitas de familiares estão sendo virtuais; encomendas estão sendo entregues via correio
VariedadesEdição 91121/04/2021

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), informou a reportagem do Itajubá Notícias que, conforme o levantamento feito na última quarta-feira (14), não  há presos com diagnóstico positivo para a Covid-19 no Presídio de Itajubá.

Visitas presenciais
 “Em relação às visitas presenciais, as unidades prisionais seguem os protocolos previstos para a onda da macrorregião na qual estão localizadas, exceto aquelas que são classificadas como portas de entrada. Em virtude de todos os municípios do estado estarem, no momento, nas ondas roxa ou vermelha do Minas Consciente, nenhuma unidade está com visitas presenciais permitidas”, explica a Sejusp. 

Visitas virtuais
A Sejusp listou ao Itajubá Notícias uma série de ações que estão sendo tomadas nas unidades prisionais, incluindo Itajubá, no combate ao novo coronavírus (Covid-19).
O presídio de Itajubá está realizando visitas virtuais entre presos e familiares desde março de 2020, a média é de 20 a 30 chamadas de vídeo por semana. Os familiares também podem enviar itens para os presos via correio, seguindo a lista de materiais permitidos. 

Unidades portas de entrada
Foi adotado um modelo pioneiro no país de circulação restrita de detentos no período de pandemia, classificado como referência pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. Para evitar a contaminação por novos presos, foram criadas 30 unidades de referência, distribuídas em todo o território mineiro, que funcionam como centros de triagem e portas de entrada para novos custodiados do sistema prisional. Todas as pessoas presas em Minas Gerais estão sendo encaminhadas para uma unidade específica em cada região e ficam, pelo menos, 15 dias, em quarentena e observação, evitando possível contágio caso fossem encaminhadas de imediato para outras unidades. Após a observação e atestada a sua saúde, são encaminhadas para as demais unidades prisionais do Estado.

Retomada das visitas 
Em setembro de 2020, o Depen-MG iniciou a retomada gradual das visitas presenciais no sistema prisional, de acordo com as ondas do Minas Consciente de cada macrorregião. A lista de unidades em cada onda é atualizada semanalmente no site da Sejusp, às quintas-feiras. Os familiares também podem ter contato com seus parentes de outras três formas: por meio de cartas, ligações telefônicas ou videoconferências nas unidades em que essa tecnologia já está disponível. 

Cuidados com quem 
já está preso
No caso de presos que já se encontram no sistema prisional, caso apresentem sintomas da Covid-19, o protocolo é o seguinte: isolamento imediato, realização de exames e, em caso de confirmação, tratamento segundo protocolo da área da Saúde. Em todas as unidades em que há presos com Covid-19 confirmados, a desinfecção do ambiente também é imediata e todos os demais detentos passam a usar máscaras, de forma preventiva.

Evitar o contágio via profissionais de segurança
Imprescindíveis para a segurança das unidades, os profissionais estão com as escalas de trabalho dilatadas, de forma a diminuir a circulação desses servidores intra e extramuros.

Evitar a circulação de presos para realização de audiências
Foram instalados equipamentos para a realização de videoconferências judiciais em todas as unidades prisionais. Com isso, evita-se o deslocamento da maioria dos presos e diminui-se o risco de contágio pelo coronavírus. Já foram realizadas mais de 18 mil videoconferências judiciais neste período de pandemia.

Limpeza geral e desinfecção de ambientes
As áreas estruturais como celas, pátios, áreas administrativas e técnicas, portarias, guaritas e, também, veículos estão passando por higienização reforçada, semanal, durante a pandemia.

Máscaras e EPIs
O sistema prisional está produzindo máscaras para uso nas próprias unidades e segurança de todos. No interior das unidades prisionais já foram produzidas 4,7 milhões de máscaras por custodiados. 


DEIXE SUA OPINIÃO







Seu comentário estará sujeito à análise

COMENTÁRIOS (0)


PUBLICIDADE


https://www.high-endrolex.com/15

Desenvolvido por Traço Leal Créditos

Jornal Itajubá Notícias R. Dr. Américo de Oliveira, 241 | Centro | Itajubá - MG | CEP 37500-061