professor Rafael Balbino Cardoso, da Universidade Federal de Itajubá (Campus Itabira) publicou um livro na área de eficiência energética, intitulado “Etiquetagem e Eficiência Energética”.
A obra demonstra em seus primeiros capítulos uma revisão sobre os principais programas de eficiência energética do Brasil e do mundo, destacando os principais programas nacionais de etiquetagem energética que classificam os equipamentos de acordo com o seu desempenho, como o Selo Procel e o PBE/Inmetro. Posteriormente, o livro apresenta metodologias para a medição e verificação dos resultados desses programas de eficiência, em termos de economia de energia e redução de demanda de ponta.
Conforme observou o professor Rafael, em razão dos altos custos de tarifas de energia no Brasil, a eficiência energética vem ganhando cada vez mais destaque no cenário nacional. “Dessa forma, é de suma importância o acompanhamento de resultados das medidas de eficiência energética implementadas nos mais diversos setores produtivos. Nesse sentido, a obra é a primeira publicação nacional que trata da medição e verificação de resultados dos programas de eficiência energética, incorporando diretrizes e protocolos internacionais nas metodologias apresentadas” – destacou o autor da obra.
Para adquirir o livro: http://www.editoraappris.com.br/produto/4462844/Etiquetagem-e-Eficiencia...
Sinopse:
Toda energia utilizada pela humanidade provém da natureza. A partir de fontes primárias, provenientes de recursos fósseis ou renováveis, a energia é transformada em vetores energéticos para o uso final.
O uso final da energia é essencial para todos os setores produtivos da sociedade, e a busca pela maior eficiência de tal uso é um dos maiores desafios que a humanidade possui em busca do desenvolvimento sustentável.
Entre as formas mais interessantes de promoção da eficiência energética do uso final da energia, destacam-se os programas de etiquetagem energética. Esses programas têm como principal objetivo informar o consumidor quanto ao desempenho dos equipamentos consumidores de energia, e a medição e verificação dos resultados desses programas não é uma tarefa trivial.
O livro visa contextualizar o leitor com relação aos principais programas de etiquetagem energética do mundo e do Brasil e apresentar metodologias avançadas para a avaliação dos resultados, em termos de economia de energia e mitigação de impacto ambiental.
Jornal Itajubá Notícias R. Dr. Américo de Oliveira, 241 | Centro | Itajubá - MG | CEP 37500-061