https://www.high-endrolex.com/15

Variedades - Saúde: mutirão da dengue reúne agentes de endemias e mais de 230 soldados do exército para ação ao combate ao mosquito
VOLTAR AO TOPO
Variedades
HOME
VARIEDADES
Saúde: mutirão da dengue reúne agentes de endemias e mais de 230 soldados do exército para ação ao combate ao mosquito
Saúde: mutirão da dengue reúne agentes de endemias e mais de 230 soldados do exército para ação ao combate ao mosquito
Ação aconteceu neste sábado, dia 23 por toda a cidade
Variedades Notícia Destaque 25/03/2024

Visando o bem-estar da saúde da população, a Prefeitura de Itajubá, em parceria com o 4º Batalhão de Engenharia de Combate – Pontoneiros da Mantiqueira, realizou neste sábado, dia 23, o mutirão da dengue. A ação contou com a participação de 30 agentes comunitários de endemias e mais de 230 soldados do exército.

A ação integra a mobilização realizada pelo Governo do Estado. Preocupados na diminuição de casos nos municípios, a mobilização aconteceu em toda Minas Gerais. Em Itajubá, a abertura da ação foi realizada no batalhão, e em seguida, os grupos se dividiram e realizaram vistorias em residências de bairros como Varginha, Porto Velho e Imbel.

A Secretaria Municipal de Saúde desempenha papel importante no combate ao mosquito transmissor, por meio da atuação da Unidade de Vigilância de Endemias. Agentes de endemias realizam visitas domiciliares, fornecendo orientações e identificando possíveis focos de dengue. É fundamental que a população permita a entrada desses profissionais em suas residências, contribuindo ativamente para o controle do mosquito.

A conscientização e a participação ativa da comunidade são fundamentais para manter Itajubá entre as cidades com menores índices de infestação pelo Aedes aegypti na região. Em caso de dúvidas ou para relatar possíveis focos do mosquito, a população pode utilizar o “Alô, Prefeitura”, disponível no aplicativo Itajubá Digital, por telefone/WhatsApp (35) 9 9892-8863, pelo site itajubadigital.com.br, ou presencialmente na Prefeitura.

 

Tecnologia

Além das ações presenciais, a Prefeitura de Itajubá tem usado a tecnologia como aliada no combate à dengue com a implementação de um aplicativo inovador. O aplicativo “Kombat” permite a vistoria em tempo real dos imóveis, possibilitando a identificação precisa dos focos de proliferação do Aedes aegypti em toda a cidade, além do controle contínuo dos dados nas residências, que podem ser consultados a todo momento pelos profissionais de saúde.

Esse mapeamento em tempo real auxilia na concentração de esforços nas áreas de maior risco, otimizando o trabalho dos agentes de combate à dengue.

 

Outros cuidados essenciais

Tampe os tonéis de água; mantenha as calhas limpas, retirando folhas e sujeiras que possam gerar acúmulo de água; faça a limpeza periódica da caixa d'água; guarde pneus de forma coberta; encha semanalmente os pratos de vaso de planta com areia; mantenha as lixeiras bem tampadas; posicione garrafas com a boca para baixo; instale telas nos ralos e mantenha-os limpos; utilize lonas esticadas em itens de materiais de construção e em piscinas.


DEIXE SUA OPINIÃO







Seu comentário estará sujeito à análise

COMENTÁRIOS (0)


PUBLICIDADE


https://www.high-endrolex.com/15

Desenvolvido por Traço Leal Créditos

Jornal Itajubá Notícias R. Dr. Américo de Oliveira, 241 | Centro | Itajubá - MG | CEP 37500-061