https://www.high-endrolex.com/15

Variedades - Missa do Galo
VOLTAR AO TOPO
Variedades
HOME
VARIEDADES
Missa do Galo
Missa do Galo

VariedadesEdição 63923/12/2015

Missa do Galo ou Missa da Meia-Noite é o nome dado à celebração da Eucaristia em louvor ao nascimento de Jesus que acontece à meia-noite de 24 de dezembro, véspera do dia do Natal. Desde início das comemorações natalinas, um hino latino aponta o nascimento do Cristo no meio da noite. Daí o costume de considerar-se essa a hora do seu nascimento.
 O galo era uma ave sagrada para os pagãos, que consideravam seu canto, ao surgir os primeiros raios de sol, uma forma de reverência e agradecimento ao deus que representava luz e calor e que ressurgia após a escuridão da noite.
No cristianismo, o galo passou a simbolizar vigilância, fidelidade e testemunho cristão, pois, diariamente, ao reverenciar o sol nascente, o galo estaria, simbolicamente, louvando a Jesus Cristo, considerado a Luz Divina que veio ao mundo para clarear a escuridão dos homens. É por essa razão, que é comum encontrar-se um galo no campanário das igrejas mais antigas, representando, justamente, a Luz Divina.
Só a Missa do Galo e a Missa de Páscoa são celebradas à meia-noite, pois em ambas há o sentido de procurar a luz em meio à escuridão.

A expressão “Missa do Galo”
 É específica dos países latinos e deriva da lenda ancestral que aponta ter sido a única vez que um galo cantou à meia-noite. Uma outra lenda, de origem espanhola, conta que antes de baterem as 12 badaladas da meia noite de 24 de dezembro, cada lavrador da província de Toledo, na Espanha, matava um galo, em memória daquele que cantou três vezes quando Pedro negou Jesus, por ocasião da sua morte. A ave era, depois, levada para a Igreja a fim de ser oferecida aos pobres, que viam, assim, o seu Natal melhorado. Era costume em algumas aldeias espanholas e portuguesas, levar o galo para a Igreja para este cantar durante a missa, o que, se acontecesse, significava um prenúncio de boas colheitas.
As informações desta página foram tiradas do site correiogourmand.com.br/
Em Itajubá, a Missa do Galo será às 21 horas. Leia mais sobre o assunto na página 7.


DEIXE SUA OPINIÃO







Seu comentário estará sujeito à análise

COMENTÁRIOS (0)


PUBLICIDADE


https://www.high-endrolex.com/15

Desenvolvido por Traço Leal Créditos

Jornal Itajubá Notícias R. Dr. Américo de Oliveira, 241 | Centro | Itajubá - MG | CEP 37500-061