https://www.high-endrolex.com/15

Variedades - Árvore de Natal
VOLTAR AO TOPO
Variedades
HOME
VARIEDADES
Árvore de Natal
Árvore de Natal

VariedadesEdição 63923/12/2015

A árvore de Natal é um dos principais símbolos natalinos, adotado em quase todos os países do mundo para decorar casas e outros ambientes. Em conjunto com as decorações natalinas, as árvores proporcionam um clima especial nesse período.
A árvore, símbolo da vida, é uma tradição muito mais antiga que o próprio Cristianismo e não é exclusiva de uma só religião. 
 
As árvores ornamentadas
Os cristãos herdaram o costume de decorar as árvores na época do Natal, mas com um outro significado - o de alegria,  paz e esperança.
A primeira referência a uma “ Árvore de Natal” data do século 16, 1530, e é atribuída a Martinho Lutero. Diz-se que, certa noite, enquanto caminhava pela floresta, Lutero ficou impressionado com a beleza dos pinheiros cobertos de neve. As estrelas do céu ajudaram a compor a imagem que ele reproduziu com galhos de árvore em sua casa. Além das estrelas, algodão e outros enfeites, ele utilizou velas acesas para mostrar aos seus familiares a bela cena que havia presenciado na floresta. Na Alemanha, a partir dessa época, famílias ricas e pobres passaram a decorar seus pinheiros com papel colorido, frutas e doces, um costume que foi sendo passado através das gerações.
No século 19, essa tradição chegou à Inglaterra e França e foi trazida para os Estados Unidos pelos imigrantes alemães. No século 20, chegou à Espanha e América Latina, virando costume, mesmo em países de clima tropical como o Brasil, onde estão presentes de Norte a Sul do País. Hoje, a árvore de Natal é popular em todo mundo.

Guirlanda
A coroa do advento (ou guirlanda do advento) é o primeiro anúncio do Natal - advento quer dizer chegada, começo, renascer. A guirlanda é feita com ramas verdes em sinal de esperança e enfeitadas com fitas vermelhas representando felicidade.
O dia do Advento de Cristo é anunciado um mês antes do Natal, quando as guirlandas são dependuradas nas portas das residências, anunciando a chegada do Messias.
Em muitos países, existe a tradição de colocar quatro velas junto à guirlanda, para o tempo prévio da chegada do Menino Jesus, ou seja, quatro semanas. Estas velas simbolizam as grandes etapas da salvação de Cristo. No primeiro domingo desse tempo litúrgico, acende-se a primeira vela que simboliza o perdão a Adão e a Eva. No segundo domingo, a segunda vela acesa representa a fé dos patriarcas que creram no dom da terra prometida. A terceira vela simboliza a alegria do rei David, que celebrou a aliança e sua continuidade. A última vela, acesa no último domingo, ou seja, no domingo que antecede o Natal, representa o ensinamento dos profetas que anunciaram um reino de paz e de justiça.
A cor das velas também tem importância: se você adotar a cor vermelha para a primeira vela, por exemplo, utilize matizes mais claros para as outras duas, sendo a última sempre tem que ser sempre branca. O mesmo serve para a cor verde ou azul. As cores escuras no início representam o início de tudo, o pecado de Adão e Eva, o início da humanidade, a busca de evolução através dos tempos. Sucessivamente, as outras duas velas de tons mais claros (em degradê), representam a esperança e a fé. Por último, a vela branca, onde está a luz Divina, enviada através de Jesus, traduzindo a pureza e a união..


DEIXE SUA OPINIÃO







Seu comentário estará sujeito à análise

COMENTÁRIOS (0)


PUBLICIDADE


https://www.high-endrolex.com/15

Desenvolvido por Traço Leal Créditos

Jornal Itajubá Notícias R. Dr. Américo de Oliveira, 241 | Centro | Itajubá - MG | CEP 37500-061