Anna Letícia, de Itajubá, conquistou dois títulos no Campeonato Regional do Rio de Janeiro no início do mês
Vida de médico não é fácil. A rotina de consultório, pacientes, consultas, não deixa tempo para muita coisa. Agora imagine então ser uma médica-atleta. Uma médica de Itajubá (MG) decidiu testar os limites do corpo e no início deste mês conquistou seus dois primeiros títulos logo na estreia em competições de fisiculturismo.
Anna Letícia Pereira participou pela primeira vez do Cariocão, Campeonato Regional do Rio de Janeiro, e logo de cara levou dois troféus nas categorias "Wellness" e "Open Classe A". Agora, ela já está classificada para o Arnold Classic, um dos maiores eventos da modalidade, que está programado para acontecer no ano que vem.
"Ganhei em 1º lugar os dois títulos e fui para disputa do "Overall". Infelizmente, não levei a coroa do "Overall" mas pretendo alcançá-la na próxima competição. Participar de um campeonato de fisiculturismo, vai muito além do corpo perfeito e estar dentro dos padrões da categoria. Você precisa ter sua mente sã e dar um show de talento em cima do palco para prender a atenção dos árbitros. Isso foi mágico pra mim! Não tinha ideia do meu potencial!", contou a Dra. Anna Letícia, ao GE.
Anna Letícia é formada há em medicina há seis anos e é especializada em Endocrinologia e Nutrologia, com foco principal na área esportiva. "Acredito muito mais no poder da promoção de saúde (Prevenção de doenças) do que esperar acontecer e tratar as enfermidades. Para quem não sabe: A endocrinologia é uma especialidade médica que diagnostica e trata as doenças relacionadas às alterações no metabolismo e aos distúrbios hormonais. Já a Nutrologia avalia os benefícios e malefícios causados pela ingestão dos nutrientes, de modo a auxiliar na manutenção da saúde e na redução de riscos de doenças", explica a médica.
O fisiculturismo surgiu para a Dra. Anna Letícia como consequência pela paixão nos esportes, que a acompanhava desde pequena. "Desde criança gostava de praticar várias atividades físicas. Fiz Ballet, Ginástica rítmica, Dança, vôlei, futsal, handball, e vários outros esportes. Foi então que aos 18 anos de idade iniciei treino de Musculação. Durante a faculdade de Medicina dei uma pausa nos treinos. E voltei a treinar musculação com força total em 2015", conta Anna Letícia.
Aos 31 anos, Anna Letícia tem 1,58 metro de altura e pesa 51,4 quilos. Metade do peso dela, 25,6 kg, é de massa muscular. O seu índice de gordura corporal é de 11,6%. Ela conta que seu foco até então nunca foi o "corpo perfeito" e sim se dedicar aos estudos. Mas, tomou a decisão de se dedicar à musculação após ganhar uns quilinhos a mais. "Desde sempre fui muito magra. No entanto, no primeiro semestre da faculdade de medicina ganhei por volta de uns 10 kg e isso me assustou (me fez enxergar que os maus hábitos , má alimentação, noites mal dormidas e sedentarismo iriam me arruinar caso não mudasse meu estilo de vida). Até então meu foco não era o “corpo perfeito”. E sim, terminar minha Graduação do curso de Medicina com excelência", conta a médica.
Agora não vou parar. É fascinante! São 40 segundos de glória. Meu próximo objetivo, não muito perto, é ser Wellness Pro!
Desde 2015 ela já era incentivada por amigos e seu personal a entrar no mundo das competições. Mas foi neste ano, incentivada por colegas, que ela quis testar seus próprios limites. "Desde 2015, meu personal já me aconselhava a participar de campeonatos de fisiculturismo, pois ele acreditava no meu potencial! Mas me faltava maturidade física e emocional. Mas desde 2015 mantive os Treinos e Dieta Alimentar em dia. Esse ano fui instigada por alguns colegas que iam competir e nesse momento quis testar até onde meu corpo conseguia evoluir. E decidi participar da categoria Wellness, que particularmente, acho encantadora. Com todo um protocolo montado e seguido à risca por quase 3 meses, consegui baixar meu percentual de gordura corporal para 11%", contou.
A grande inspiração na categoria wellness para a Dra. Anna Letícia é Francielle Matos, atleta Wellness Pro. Agora ela está tendo que conciliar a agenda de pacientes e o mundo das academias. "Digo que é um grande desafio conciliar meu tempo: atuar na Medicina (atender minha agenda de pacientes), Realizar meus Treinos diariamente (musculação + Aeróbico), fazer todas as minhas Marmitas, fazer corretamente a Dieta Alimentar (todos os alimentos pesados e calculados e comer na hora certa estipulada no protocolo) , ter o tempo correto de descanso (noites bem dormidas). Mas é fascinante ser especialista nessa área e saber exatamente como meu metabolismo funciona e como responde a todos os estímulos empregados nele (alimentação, suplementação, medicamentos e treinos)", explica.
Com o sucesso alcançado logo na estreia em competições fitness, a médica de Itajubá agora deseja seguir conquistando mais títulos na modalidade. "Meus planos futuros são continuar exercendo a medicina cada dia com mais experiência e mais profissionalismo, treinando pesado , seguindo firme nas minhas dietas alimentares e participando de campeonatos futuros de Fisiculturismo na categoria Wellness", contou Anna Letícia.
Por Lucas Soares
Jornal Itajubá Notícias R. Dr. Américo de Oliveira, 241 | Centro | Itajubá - MG | CEP 37500-061