A Prefeitura de Itajubá, por meio do setor de Endemias da Secretaria de Saúde, realizou trabalho de busca ativa e captura de escorpiões em um terreno localizado entre as ruas Nelson Viana e Julia Gomes Renó, no bairro Nossa Senhora de Fátima.
O terreno em que se encontravam os escorpiões não é da Prefeitura e o proprietário foi notificado, que providenciou a limpeza e a retirada dos entulhos, a fim de evitar o aparecimento em massa de escorpiões no local.
Durante o trabalho, foram encontrados dois escorpiões do tipo Amarelo (Tityus Serrulatus). Os moradores próximos ao terreno receberam orientações sobre prevenção de acidentes com o animal, como:
* Manter limpos quintais e jardins, não acumulando folhas secas, lixo e entulhos.
* Colocar o lixo em sacos plásticos fechados, para evitar baratas e outros insetos.
* Limpar periodicamente ralos de banheiro, cozinha e caixas de gordura.
* Usar telas nas aberturas dos ralos, pias e tanques.
* Rebocar frestas nas paredes, móveis e rodapés, para que não apresentem vãos.
* Proteger os predadores naturais dos escorpiões, como calangos, lagartixas, lacraias, corujas, sapos, macacos e galinhas.
* Remanejar periodicamente material de construção que esteja armazenado, usando luvas de raspa de couro para proteger as mãos.
* Manter as áreas limpas ao redor das residências, não acumular lenha e outros materiais que possam servir de abrigo para os escorpiões.
O QUE FAZER EM CASO DE ACIDENTE?
* Procure a Unidade de Saúde mais próxima.
* Se possível, capture o escorpião com cuidado e leve-o para identificação, em um recipiente seguro.
* Comunique e solicite à Secretaria Municipal de Saúde do seu município no telefone 3692.1872 uma vistoria para receber outras orientações.
Jornal Itajubá Notícias R. Dr. Américo de Oliveira, 241 | Centro | Itajubá - MG | CEP 37500-061