A segunda dose da vacina contra o HPV (papilomavírus humano) começou a ser distribuída e estará disponível até o dia 29 de dezembro. Este ano, a vacinação teve sua abrangência ampliada e vai imunizar meninas de nove, dez e 11 anos de idade, além de mulheres de 14 a 26 anos, que são portadoras de HIV/Aids. A meta é que 80% desse público seja imunizado, o que representa, em Minas Gerais, 649.237 pessoas.
HPV
O vírus HPV é transmitido principalmente por via sexual. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), mais de 500 mil mulheres morrem no mundo devido a esse tipo ao câncer de colo de útero.
Segundo Tânia Brant, com a vacinação acredita-se que nos próximos 20 anos a doença fique no passado da história da saúde pública brasileira, desde que se una a imunização, o exame ginecológico (Papanicolau) e o uso do preservativo.
“Os pais devem saber que a vacina é uma proteção que a menina levará para sempre e, junto com as ações de rastreamento do câncer, possibilitará prevenir essa doença nas próximas décadas, salvando a vida de milhares de mulheres”, completa.
Jornal Itajubá Notícias R. Dr. Américo de Oliveira, 241 | Centro | Itajubá - MG | CEP 37500-061