A Associação Viva e Deixe Viver e a MAHLE Metal Leve realizam, no dia 08 de novembro de 2018, o Fórum de Humanização da Saúde na cidade de Itajubá (MG). Voltado a voluntários, profissionais e interessados no tema, o evento acontece das 9h às 12h, na Escola de Enfermagem Wenceslau Braz, com o apoio da Santa Casa de Itajubá e inscrições gratuitas.
Promovidos desde 2001 pela Associação Viva e Deixe Viver, os Fóruns de Humanização da Saúde têm o objetivo de reunir os agentes de transformação para discussão, aprimoramento e disseminação da humanização hospitalar. “Em 2018, as edições têm como tema ‘Cultura, Educação, Saúde e Voluntariado’, dando visibilidade as questões que norteiam o mundo da Saúde”, ressalta Valdir Cimino, fundador e presidente da Viva.
As edições do evento acontecem em várias cidades brasileiras, oferecendo uma programação que inclui rodas de conversas e palestras. A iniciativa tem tido grande êxito em estimular a percepção dos estudantes e profissionais da saúde sobre o acolhimento, a comunicação interpessoal na hospitalização até a desospitalização e o desenvolvimento do trabalho voluntário na saúde.
“Humanização em saúde: humanizar para comunicar ou comunicar para humanizar?”
Provocar uma reflexão no mercado profissional da saúde e buscar a melhoria nas relações interpessoais são alguns dos objetivos da palestra, que também vai abordar as políticas para hospitais públicos e privados, definidas em 2003. Entre os principais dispositivos desta legislação, o palestrante e presidente da Associação Viva e Deixe Viver, Valdir Cimino, aponta a valorização do trabalho do profissional da saúde na sua complexidade, incluindo aspectos como gestão participativa e acolhimento do paciente em suas necessidades.
“O resultado é um atendimento humano, integrado e decisivo, especialmente em casos de internação e alta hospitalar”, observa. De acordo com o especialista, o participante vivenciará casos de instituições de saúde e de grupos de humanização, ética e de pesquisa. O curso é dirigido a profissionais, gestores e acadêmicos das áreas da saúde, além de pessoas interessadas em cargos de liderança, ampliação de conhecimentos e aperfeiçoamento profissional.
Confira a programação:
08h30 – Credenciamento
08h50 – Coral MAHLE
9h00 – “Humanização em saúde: humanizar para comunicar ou comunicar para humanizar?” com Valdir Cimino – Presidente da Associação Viva e Deixe Viver
9h40 – Coffee Break
10h00 - A importância da Humanização no ambiente hospitalar com Renata Renne F. Finamor Alvarenga – Superintendente da Santa Casa de Itajubá
10h40 - Humanização da Teoria Prática com Debora Lisboa Vilella com Professora da Escola de Enfermagem Wenceslau Braz
11h20 – Roda de Conversa
12h00 – Encerramento com sorteio de brindes
Serviço
Associação Viva e Deixe Viver e MAHLE promovem Fórum de Humanização em Itajubá (MG)
Data: 08 de novembro de 2018
Horário: das 8h30 às 12h Local: Escola de Enfermagem Wenceslau Braz - Av. Cesário Alvim, 566 - Centro, Itajubá – MG Evento gratuito
Inscrições pelo do site: https://vivaedeixeviver.typeform.com/to/MZplRL
Sobre a Associação Viva e Deixe Viver
Fundada em 1997, pelo paulistano Valdir Cimino, a Associação Viva e Deixe Viver é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que conta com o apoio de voluntários que se dedicam a contar histórias para crianças e adolescentes hospitalizados, visando transformar a internação hospitalar num momento mais alegre, agradável e terapêutico, além de contribuir para a humanização da saúde, causa da entidade. Hoje, além dos 1.357 fazedores e contadores de histórias voluntários, que visitam regularmente 90 hospitais em todo o Brasil, a Associação conta com o apoio das empresas das empresas Embracon, Mahle Metal Leve, Pfizer, Volvo e Instituto Helena Florisbal.
Contatos com a Imprensa: Oficina da Palavra: (11) 3289-2139 – Luciana Garbelini: (11) 99292-2131 e Denise Lima: (11) 99611-7381
Jornal Itajubá Notícias R. Dr. Américo de Oliveira, 241 | Centro | Itajubá - MG | CEP 37500-061