No último dia 12, foi realizada a Fase Regional da Maratona de Programação em todo o Brasil. Foram 62 equipes selecionada para a Final Brasileira da Maratona de Programação que será realizada no dia 13 e 14/11/2015 em São Paulo. O Inatel foi a sede do Sul de Minas desse ano e contou com a presença de 60 alunos das instituições: Unifei (Itajubá), Inatel (Santa Rita do Sapucaí), IF Sul de Minas (Muzambinho), Univas (Pouso Alegre), Fai (Santa Rita do Sapucaí) e Unis (Varginha).
Os times são compostos por três alunos, que tentarão resolver durante 5 horas o maior número possível dos 8 ou mais problemas que são entregues no início da competição. Estes alunos têm à sua disposição apenas um computador e material impresso (livros, listagens, manuais) para vencer a batalha contra o relógio e os problemas propostos.
Os competidores do time devem colaborar para descobrir os problemas mais fáceis, projetar os testes, e construir as soluções que sejam aprovadas pelos juízes da competição. Alguns problemas requerem apenas compreensão, outros conhecimento de técnicas mais sofisticadas, e alguns podem ser realmente muito difíceis de serem resolvidos.
O julgamento é estrito. No início da competição os competidores recebem os problemas que devem ser resolvidos. Nos enunciados dos problemas constam exemplos dos dados dos problemas, mas eles não têm acesso às instâncias testadas pelos juízes. A cada submissão incorreta de um problema (ou seja, que deu resposta incorreta a uma das instâncias dos juízes) é atribuída uma penalidade de tempo. O time que conseguir resolver o maior número de problemas (no menor tempo acumulado com as penalidades, caso haja empate) é declarado o vencedor.
A Unifei levou seis equipes para a disputa e obteve os seguintes resultados: equipe Epic Sax Guys (Fúlvio Abrahão de Paula, Thiago Carvalho Pinto e José Wagner de Andrade Junior) foi a Campeã e classificou-se para a Final Brasileira. A equipe acertou 10 dos 12 problemas da prova, e teve um tempo geral de 837 minutos. Esse resultado computando todas as sedes do Brasil, colocou a equipe como quarta colocada no contesto geral do Brasil. Em terceiro lugar ficou a equipe Ui Ar Anemonos (Gabriel Augusto Alves Taets, Gabriel de Faria Castro Moreira e Enry Lucas de Carvalho Gonçalves). Em quarto lugar ficou a equipe The Code Awakens (Márcio Aduil Gomes Júnior, Renan de Souza Daniel e George Patton de Oliveira Silva). Em décimo lugar ficou a equipe root (Hannderson Faria Arantes, Gabriel Huhn Costa e David Batista), em décimo quarto ficou a equipe Cellar Door (Leonardo Figueiredo, Caique Rezende e Afonso Ambrósio) e em décimo quinto ficou a equipe Queue Overflow (Gabriel Erzinger, Nixon Moreira Silva e Ulysses Caetano Braga).
O professor Roberto Affonso da Costa Junior, falou sobre o evento: “Estou muito feliz com o desempenho dos alunos e com os resultados conquistado pelas faculdades do Sul de Minas. Os garotos foram brilhantes, lutando muito com as equipes da Inatel. Com esse resultado podemos sonhar com o campeonato brasileiro, basta trabalhar muito."
Os times que vão a final brasileira, as sedes e os resultado finais de cada sede está no site: http://maratona.ime.usp.br/vagas15.html
Vale lembrar que esse trabalho é feito pela equipe dos professores, como o próprio prof. Roberto e os professores, Edmilson Marmo Moreira, prof. João Paulo Reus Rodrigues Leite e Edison Oliveira de Jesus. Que realizam o treinamento dos alunos durante todo o ano. Além do grande incentivo que é dado pela Reitoria da UNIFEI para que a equipe possa treinar, viajar e competir.
E deve se ressaltar também, a ajuda dada pelo Prof. Kleber Roberto da Silva Santos, Prof. Paulo César Crepaldi, Diretor do IESTI, o Prof. Luiz Lenarth Gabriel Vermaas, Vice Diretor do IESTI, a secretária Marilia Barra e Anneliese Elainny R.de Souza do IESTI, o Prof. Claudio Kinner, Diretor do IMC e o pessoal da secretária Érika Aparecida Silva Oliveira, Glauber Gonçalves Vitorino, Nilson Carlos Mendes da Silva e Nilson Marcos da Silva do IMC. Além de toda a comunidade da UNIFEI que torcem e apoiam os competidores..
O professor Roberto Costa e seus alunos trabalham com alunos do Ensino Médio e a nona série do Ensino Fundamental treinando esses alunos para participarem da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI), que é realizada na sede de Itajubá nos laboratórios da UNIFEI. As aulas são as terça-feira, das 15:30hs as 17:00hs na UNFEI. Quem desejar conhecer mais sobre como pode participar. Devem entrar em contato com o Prof. Roberto Costa no e-mail: rcosta62br@unifei.edu.br ou procurar no Facebook o grupo "OII - Olimpíada Itajubense de Informática".
Jornal Itajubá Notícias R. Dr. Américo de Oliveira, 241 | Centro | Itajubá - MG | CEP 37500-061