As cidades de Careaçu e Piranguinho também foram incluídas no roteiro da coleta de lixo eletrônico promovido pelo Inatel. Em parceria com as prefeituras dos municípios, o Projeto Cas@ Viva, do Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel segue com a coleta.
Até o momento a passagem da coleta está confirmada nos seguintes municípios:
Varginha
Local: Praça do ET
Data: 26 de abril
Horário: 9h às 15h
Careaçu
Local: Praça Central
Data: 5 de maio
Horário: 8h às 15h
Conceição dos Ouros
Local: Praça José Maria de Souza
Data: 8 de maio
Horário: 9h às 15h
Piranguinho
Local: Praça Coronel Braz
Data: 17 de maio
Horário: 9h às 15h
Machado
Local: Coreto da Praça Antônio Carlos
Data: 29 de maio
Horário: 9h às 15h
O Inatel, além das coletas nos municípios, também recolhe durante todo o ano o lixo eletrônico na sede do projeto Cas@ Viva localizado no campus da instituição em Santa Rita do Sapucaí. Os materiais podem ser entregues de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h15 às 16h30, na Avenida João de Camargo, 510.
O que projeto recebe?
Podem ser destinados para a campanha equipamentos como celulares, telefones fixos, baterias, pilhas/baterias, computadores, copiadoras, carregadores, mouses, televisores/monitores, receptores de tv, câmeras fotográficas, impressoras, aparelhos de DVD/VHS, e demais eletrônicos.
O que a campanha não recolhe?
A campanha não recolhe televisores e monitores de tubos abertos ou quebrados, além de lâmpadas fluorescentes e toners.
O que acontece com o que é recolhido?
Os equipamentos recolhidos são selecionados. Os que estão em bom estado podem ser doados para escolas e entidades assistenciais ou terem as peças reaproveitadas em feiras e eventos de eletrônicos. Os que estão em mau estado são descartados junto a empresas especializadas no descarte correto.
Em números
De acordo com o relatório internacional Global E-waste Monitor 2017, elaborado pela Universidade das Nações Unidas (UNU) em parceria com União Internacional das Telecomunicações (UIT) e a ISWA – International Solid Waste Association (Associação Internacional de Resíduos Sólidos), a geração de lixo eletrônico no mundo atingiu 44,7 milhões de toneladas em 2016, um aumento de 8% em relação ao ano anterior e poderá superar a marca de 50 milhões de toneladas por ano até 2021. Boa parte desse volume não é reciclado e tem destinação inadequada, indo parar em lixões a céu aberto, contaminando o meio ambiente e consequentemente afetando a qualidade de vida da população.
Cidades atendidas em 2019
Em 2019 a coleta de Lixo Eletrônico já passou por Caxambu, Monsenhor Paulo, Boa Esperança e Tocos do Mogi. A expectativa é de que até final de 2019 mais cidades recebam a coleta. Pouso Alegre, por exemplo, recebe a campanha no segundo semestre.
Jornal Itajubá Notícias R. Dr. Américo de Oliveira, 241 | Centro | Itajubá - MG | CEP 37500-061