O presidente Jair Bolsonaro decidiu não adotar o horário de verão neste ano. De acordo com ele, a decisão foi baseada em um parecer do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, que aponta que a mudança no horário nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste não causa a economia esperada, além de alterar o relógio biológico.
Em 2018, a Secretaria de Energia Elétrica (SEE), do Ministério de Minas e Energia (MME), em parceria com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), fez um estudo onde foi constatado que a medida não tem sido eficiente.
A mudança, por ora, é válida apenas para 2019. "Esta é a posição para este ano. Para o próximo ano, faremos avaliação posterior", explicou.
O Ministério de Minas e Energia fez uma pesquisa para saber a opinião popular sobre o horário de verão. Pouco mais da metade (53%) dos entrevistados pediu pelo fim da mudança anual.
De acordo com dados do ministério, o Brasil economizou pelo menos R$ 1,4 bilhão desde 2010 por adotar o horário de verão. Só entre 2010 e 2014, segundo números já divulgados, o aproveitamento da luz do sol resultou em economia de R$ 835 milhões para os consumidores. Fonte: Economia - iG @ https://economia.ig.com.br/2019-04-05/governo-confirma-fim-do-horario-de-verao-em-2019.html
Jornal Itajubá Notícias R. Dr. Américo de Oliveira, 241 | Centro | Itajubá - MG | CEP 37500-061