Em um programa de rádio da manhã desta segunda-feira (3), o prefeito de Itajubá, Rodrigo Riera, comentou as mudanças do programa estadual de retomada da economia - ‘Minas Consciente, e garantiu que o município irá aderir. Com isso, o comércio de Itajubá poderá ser flexibilizado com o retorno das atividades de bares, restaurantes e lanchonetes, por conta dos seus números de casos. “Estamos no platô de casos”, declarou o prefeito, após ser questionado se o pico de casos de coronavírus já foi atingido no município.
Mudanças no ‘Minas Consciente’
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, lançou no dia 29, as novas regras para o plano ‘Minas Consciente’, para orientar a retomada segura e responsável da economia nos municípios. As mudanças passarão a valer a partir do dia 6 de agosto, quando o Comitê Extraordinário Covid-19 divulgará as ondas a serem seguidas por cada microrregião. A realidade de cada município mineiro será considerada para determinar a reabertura segura da economia.
Adaptação
Zema também destacou que a segunda fase do plano acontece após a decisão judicial que impôs aos municípios a adesão. “Vimos a necessidade de regionalizar ainda mais, para considerar as características específicas das cidades, já que elas deverão obrigatoriamente seguir as regras a partir de agora. Por isso, teremos agora a divisão por macrorregião e também por microrregião, com as ondas indicadas para cada uma delas. Os gestores poderão optar por qual regra aderir, a mais ampla ou a mais específica, de acordo com os critérios que julgar mais adequados no seu município”, explicou.
O governador lembrou que o momento ainda não é de relaxamento e é fundamental continuar adotando as medidas de proteção para manter a doença sob controle em Minas. “Embora o novo plano proponha a liberação de mais atividades, continuaremos tomando todos os cuidados. A intenção dos novos critérios implementados continua sendo a de preservar a vida dos mineiros. O foco é na saúde”, disse.
Ondas
As novas ondas do plano serão divididas da seguinte forma:
Onda 1 - Vermelha – Serviços essenciais
Exemplos: supermercados, padarias, farmácias, bancos, depósitos de material de construção, fábricas e indústrias, lojas de artigos de perfumaria e cosméticos, hotéis
Onda 2 – Amarela – Serviços não essenciais
Exemplos: lojas de artigos esportivos, eletrônicos, floriculturas, autoescolas, livrarias, papelarias, salões de beleza
Onda 3 – Verde – Serviços não essenciais com alto risco de contágio
Exemplos: academias, teatros, cinemas, clubes
Atividade especial
Escolas (seguirão regras específicas)
“Vamos crescer mais que a média nacional na nossa retomada”
O prefeito também se demonstrou bastante otimista para a retomada da economia itajubense no período pós-pandemia. “Vamos crescer mais que a média nacional”, afirmou ele, justificando com o interesse de empresas que querem vir para Itajubá.
Segundo Rodrigo, além da Irapuru – empresa de logística, que já foi anunciada pela Prefeitura, há a Brilux - de drones com as negociações avançadas. “Tem empresas querendo vir, mas os galpões estão lotados”, afirmou.
Jornal Itajubá Notícias R. Dr. Américo de Oliveira, 241 | Centro | Itajubá - MG | CEP 37500-061