Equipamentos fabricados pela Tacom/Inspirar, em parceria com a Sisvôo, poderão ser utilizados em hospitais de todo o país
Em parceria de montagem com a Sisvôo – Sistemas Eletrônicos, a empresa Tacom/Inspirar está fabricando, em Itajubá, respiradores “inteligentes” que receberam recentemente a homologação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Agora, eles poderão ser utilizados para o tratamento da Covid-19 em hospitais de campanha ou instituições hospitalares de todo o Brasil.
Quando se instalou na cidade, no mês de maio, a Tacom/Inspirar tinha como objetivo fabricar entre 500 a 1.000 respiradores. Porém, com a autorização da Anvisa a produção deve aumentar significativamente. A grande demanda fez com que a fábrica fosse transferida para um galpão ainda maior. “Vamos engrenar a produção e fazer com que os milhares de ventiladores produzidos cheguem o mais rápido possível a quem necessita”, afirma Marco Antônio Tonussi, diretor de Marketing e Mercado da empresa.
Segundo Tonussi, a produção dos ventiladores pulmonares ocorre em caráter social. “Nosso DNA é tecnologia voltada para o transporte, mas começamos a pensar em como usar essa tecnologia para atuar no combate ao novo coronavírus. Vimos que podíamos adaptar nossa expertise para criar um respirador artificial inteligente de baixo custo e rápida produção”, relata.
Os equipamentos são considerados “inteligentes”, pois não precisam de pessoas operando-os o tempo todo, liberando os profissionais de saúde para atendimento de casos mais graves. Além disso, reduzem deslocamentos dentro do hospital, pois permitem que o monitoramento seja feito de forma remota. Os respiradores fabricados pela Tacom também evitam o vazamento de ar contaminado expirado pelos respiradores convencionais.
Jornal Itajubá Notícias R. Dr. Américo de Oliveira, 241 | Centro | Itajubá - MG | CEP 37500-061