https://www.high-endrolex.com/15

Variedades - Unifei é citada entre federais de maior impacto em levantamento de revista britânica
VOLTAR AO TOPO
Variedades
HOME
VARIEDADES
Unifei é citada entre federais de maior impacto em levantamento de revista britânica
Unifei é citada entre federais de maior impacto em levantamento de revista britânica

Variedades Notícia Destaque 03/09/2020

UFMG é a melhor federal do país; PUC e Unifei estão entre as de maior impacto

Em um período no qual a ciência vem sendo duramente atacada em todas as suas facetas, uma notícia surge como alento: segundo levantamento recentemente divulgado pela revista britânica 'Times Higher Education' (THE), o Brasil tornou-se o sexto país com maior número de instituições bem-avaliadas no mundo.

Com 52 universidades presentes no ranking – seis a mais em relação ao último levantamento –, o país fica à frente de Espanha, Itália, Canadá e Alemanha, por exemplo. Entre elas, oito são mineiras. 

 a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG);a Universidade Federal de Itajubá (Unifei), a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a Universidade Federal de Lavras (Ufla), a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), a Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), a Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Dessas, a UFJF e a UFU são estreantes no ranking, que é desenvolvido há mais de uma década.

Mais bem-ranqueada entre as mineiras, a UFMG é, também, a instituição federal de maior destaque do país, ocupando a faixa entre a 401ª e a 600ª melhores universidades do planeta (após o 200º lugar, as instituições são classificadas em faixas).

A instituição mineira só aparece atrás de Universidade de São Paulo e a Universidade de Campinas – ambas estaduais – entre as melhores do Brasil, que estão, respectivamente, no primeiro e segundo posto. Na faixa geral, a USP está na posição de 201 a 250 com mais destaque, enquanto a Unicamp fica entre 401 e 500.

Para avaliar as instituições, a revista considerou, entre diversos fatores, o número de citações de pesquisa, o grau de titulação dos professores, a transferência de conhecimento para a sociedade e o nível de internacionalização.

Ranking global

O ranking deste ano, divulgado na última quarta-feira (2), reúne informações de 1.527 universidades, de 93 países. Os Estados Unidos lideram a lista, com 181 instituições; em seguida vêm Japão (116), Reino Unido (101), China (91) e Índia (63).

Quando o assunto são as dez melhores, Reino Unido e Estados Unidos dominam o ranking. A terra da rainha tem apenas duas no Top 10, mas a mais bem-avaliada é a britânica Universidade de Oxford, que lidera um dos estudos mais promissores de vacina contra o novo coronavírus (Covid-19). Os norte-americanos têm oito no recorte, sendo Stanford a mais bem-avaliada, no segundo posto.

VEJA A MATÉRIA COMPLETA DE O TEMPO CLICANDO AQUI


Fonte:O Tempo
DEIXE SUA OPINIÃO







Seu comentário estará sujeito à análise

COMENTÁRIOS (0)


PUBLICIDADE


https://www.high-endrolex.com/15

Desenvolvido por Traço Leal Créditos

Jornal Itajubá Notícias R. Dr. Américo de Oliveira, 241 | Centro | Itajubá - MG | CEP 37500-061