O feriado de 7 de setembro não seria o mesmo para pilotos de todo o Brasil sem o Enduro da Independência. A pandemia do coronavírus não impediu a realização da prova, que chega a 38ª edição com adaptações necessárias, sem presença de público. O que não vai mudar é a 'fome' dos pilotos em busca dos melhores resultados.
A prova começa nesta sexta-feira em Socorro, no interior de São Paulo. De lá, a caravana parte para Itajubá (MG) e segue para Caxambu (MG), local da chegada na segunda-feira (7/9), dia da Independência. Ao todo, serão 635 quilômetros durante quatro dias na região da Serra da Mantiqueira.
Bárbara Neves, embaixadora da prova, vai em busca do tricampeonato na categoria feminina. A prova está na sua vida há muitos anos, desde quando ela fazia parte da equipe do pai.
"É uma honra e responsabilidade muito grande. Estou feliz, porque é uma prova que desde criança eu participava de forma indireta, com o apoio para meu pai. O objetivo para este ano é buscar novamente o lugar mais alto do pódio. A moto está bem ajustada e eu, preparada física e psicologicamente. Este ano tem sido um grande desafio, estamos vivendo um momento diferente, mas tenho certeza de que faremos o que for necessário para termos uma competição segura", declara a goiana de apenas 20 anos.
Entre os homens, dois dos mais fortes representantes mineiros são Dário Júlio e Tunico Maciel, ambos de Lavras. “É praticamente uma vida, com muitas histórias, amigos e conquistas. Sou grato por todas as oportunidades em cada edição que participei”, comenta Dário, seis vezes campeão da prova e hoje chefe da equipe Honda Racing de Rally.
Tunico, vice-campeão da categoria Elite em 2019, já se prepara para as dificuldades, que serão grandes com a sequência de provas que já se apresenta. “A volta das competições me deixou muito entusiasmado. Adaptei meus treinos para esse momento, já que não será possível o descanso necessário. A organização alertou que a prova não será fácil. Vamos passar por trechos em montanhas, pedras e raízes, que exigirá muito preparo físico e habilidade com a moto”, destaca.
Programação*
38ª edição do Enduro da Independência
Socorro (SP) a Caxambu (MG)
3/9 – quinta-feira
Local: Parque da Cidade – Socorro (SP)
8h – Abertura da secretaria de prova e colocação das motos no Parque Fechado
19h – Cerimônia de abertura
4/9 – sexta-feira
1º dia – Socorro (SP) – 117 km
7h – Largada do primeiro piloto – Parque da Cidade – Socorro (SP)
13h – Chegada do primeiro piloto – Parque da Cidade – Socorro (SP)
19h – Resumo do dia e briefing
5/9 – sábado
2º dia – Socorro (SP) a Itajubá (MG) – 237 km
6h – Largada do primeiro piloto – Parque da Cidade – Socorro (SP)
14h – Chegada do primeiro piloto – Kartódromo de Itajubá (MG)
19h – Resumo do dia e briefing
6/9 – domingo
3º dia – Itajubá (MG) a Caxambu (MG) – 158 km
7h – Largada do primeiro piloto – Kartódromo de Itajubá (MG)
12h – Chegada do primeiro piloto – Centro de Convenções de Caxambu (MG)
19h – Resumo do dia e briefing
7/9 – segunda-feira
4º dia – Caxambu (MG) – 123 km
7h – Largada do primeiro piloto – Centro de Convenções de Caxambu (MG)
13h – Chegada do primeiro piloto – Centro de Convenções de Caxambu (MG)
18h – Premiação – Parque da Cidade – Centro de Convenções de Caxambu (MG)
Total da prova: 635 km
* A programação é fornecida pela organização do evento e está sujeita a alterações.
Jornal Itajubá Notícias R. Dr. Américo de Oliveira, 241 | Centro | Itajubá - MG | CEP 37500-061