Eduardo Ricotta, CEO da Ericsson, é itajubense
Em 2018, a pesquisa de clima organizacional semestral da Ericsson indicou um problema claro na região do Cone Sul (Brasil, Argentina, Chile, Peru e Uruguai). Ironicamente, a gigante das comunicações - que, em 140 anos de história, conectou o mundo com tecnologias que vão desde telefones de baquelite a antenas de telefonia móvel - tinha um problema de comunicação interna.
"Os funcionários reclamavam que a informação não fluía", resume Silvio Paciello, vice-presidente de pessoas para a Ericsson no Cone Sul da América Latina. "Por 'n' razões: a empresa é ultrafragmentada; a empresa é mundial; o gestor não faz a comunicação adequada; a pessoa não lê email, não lê blog, não lê o Yammer, que é nossa rede social interna".
Para sanar essa falha, a empresa implementou um programa encabeçado pelo CEO da região, Eduardo Ricotta. "Nós trabalhamos muito próximos com a liderança para pensar a comunicação de forma integral. E gerou um resultado que as pessoas perceberam", avalia Luciana Leite, head de comunicação da Ericsson Brasil.
Uma das mudanças foi limitar o número de emails enviados para os colaboradores, para evitar a saturação da caixa de entrada. "Nós mudamos o tom dos emails. Repaginamos a forma de comunicar, com uma linguagem mais moderna e mais humana", explica Luciana.
Outro ponto-chave foi tornar Ricotta mais acessível. Para isso, não bastava só estar presente nas ferramentas de comunicação. Era preciso ajustar a cultura da empresa. "Esse trabalho não acontece do dia pra noite. A gente leva vantagem pelo fato que o Ricotta começou na empresa há 25 anos, como trainee", analisa Luciana.
A pandemia ajudou a acelerar o processo. "Desde que o isolamento social começou, Ricotta e os demais líderes criaram o hábito de telefonar para as pessoas", conta Paciello. "Eles perguntam de duas coisas que não estão indo bem. Isso deixou as portas abertas e criou um senso de proximidade", completa.
Jornal Itajubá Notícias R. Dr. Américo de Oliveira, 241 | Centro | Itajubá - MG | CEP 37500-061